sábado, 20 de junho de 2009

Alunos da rede municipal recebem fardamento e material escolar


Prefeitura lançou ainda a campanha ”Brinque São João. Não brinque com fogo”, de prevenção de acidentes.
Pela primeira vez os 46.005 estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Natal receberam kits completos de fardamento e material escolar. A solenidade de entrega aconteceu nesta sexta-feira (19), às 15 horas, na Escola Municipal Emília Ramos, em Cidade Nova, com a presença da prefeita Micarla de Sousa. Na ocasião também foi lançada a campanha ”Brinque São João. Não brinque com fogo”, de prevenção de acidentes com fogos neste período junino. A Escola Emília Ramos, onde serão beneficiados 945 alunos, é uma das 70 escolas administradas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que receberão os kits escolares. São alunos do 1º ao 4º ano, de 6 aos 12 anos de idade. “Nosso objetivo com a entrega destes materiais é aumentar a auto-estima dos estudantes natalenses e o interesse deles pelos estudos. Os kits são todos gratuitos”, destacou a prefeita Micarla de Sousa. No evento, um estande foi montado no pátio de entrada da escola para apresentar o novo fardamento e o kit de material escolar, o primeiro formado por duas camisas para sala de aula, duas para educação física, uma calça, um short, um par de tênis e de meias. No caso do material escolar os estudantes recebem uma mochila, caderno, lápis grafite, giz de cera, borracha, apontador, fichário, cola. Campanha de prevenção
A prefeita destacou ainda a importância da prevenção de acidentes com fogos de artifício, objetivo da campanha realizada pela prefeitura para conscientizar a população. Os titular da SME, Elias Nunes e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Tânia Lopes Sampaio, também participaram do lançamento da campanha.Na Escola Emília Ramos, a prefeita Micarla de Sousa fez a entrega do primeiro kit relativo à campanha, que contém DVD, folders, cartazes, cartilha e camiseta. O material também será entregue nas unidades de saúde de Natal. Só no Rio Grande do Norte as estatísticas apontam que mais de mil pessoas, sendo a maioria criança, passaram por uma unidade de saúde no ano passado vítimas de queimaduras. Índice esse que aumenta neste período de festejos juninos por conta do uso de fogos de artifício, da tradição das fogueiras, balões, líquido aquecido, rojões, traques e bombas. Segundo a titular da SMS, todos os dias pelo menos 50 pessoas entre zero e 14 anos se internam em hospitais públicos do país vítimas de queimaduras. “A campanha visa diminuir o número de acidentes, principalmente neste período de festas juninas”, informou Ana Tânia.

Texto e foto extraídos do site da Prefeitura do Natal.

Prefeitura do Natal e FGV firmam termo de cooperação técnica


A Prefeitura de Natal contará com o know how e o apoio técnico-científico da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na elaboração de um diagnóstico completo do atual quadro funcional da saúde pública e da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. A prefeita Micarla de Sousa assinou, na manhã desta sexta-feira, um Termo de Cooperação Técnica entre o Município e a FGV, representada pelo vice-presidente de Estratégia e Mercado, Sidney Gonzáles, e pelo diretor executivo de projetos, César Cunha Campos. O documento oficializa a parceria entre a Prefeitura e a Fundação, que tem um trabalho reconhecido pela experiência com seus Núcleos de Estudos Avançados em Saúde.A idéia é realizar um trabalho de auditoria na folha de pagamento de todo o funcionalismo municipal, começando pela Secretaria de Saúde. Além de elaborar um projeto de Fortalecimento de Ações Estratégicas e Gerenciais de Saúde. “Iremos fazer um diagnóstico dos recursos humanos e um dimensionamento da força de trabalho. Vamos repensar a saúde do município. É para isso que estamos nos colocando à disposição”, disse Sidney, representante da FGV. Os profissionais da instituição desejam montar um escritório fixo em Natal e com isso prestar o serviço in loco.Através do trabalho de pesquisa e diagnóstico, o Núcleo de Estudos Avançados em Saúde da FGV já coleciona experiências muito bem sucedidas no Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Estamos empenhados em contribuir para o aperfeiçoamento da saúde pública municipal”, garantiu o consultor da FGV Sidney Gonzáles. A prefeita de Nataltambém destacou a importância do Termo de Cooperação Técnica. “Precisamos fazer esse trabalho de gestão na área de saúde. Vamos organizar, partindo da área de recursos humanos, com a criação de um plano de cargos, carreira e salários”, disse Micarla.Projetos para a copa Os profissionais da Fundação ainda realizarão estudos de viabilidade técnica e econômica para a Prefeitura do Natal sobre os projetos da cidade para a Copa do Mundo de 2014. Durante a reunião, técnicos apresentaram ainda os planos que desenvolveram para a criação do Núcleo de Inteligência da Copa, onde irão se concentrar os estudos e projetos que o município pretende desenvolver para sediar o mundial.Utilizando-se dos seus 65 anos de know how, Fundação Getúlio Vargas irá propor um plano executivo para a solução de problemas básicos como desenvolvimento econômico e sustentável, assim como a estimulação de estudos e pesquisas. Será elaborado ainda o planejamento para melhoria da infra-estrutura do município, preparando Natal devidamente para a Copa 2014. O Termo assinado pela Prefeitura em parceria com a Fundação tem um prazo de dois anos que poderá ser renovado.

Texto e foto extraídos do site da prefeitura do Natal.

Prefeita participa da posse do novo Procurador Geral de Justiça


A Prefeita do Natal Micarla de Sousa participou na noite desta quinta-feira (18), no Teatro Alberto Maranhão, da solenidade de posse do promotor de justiça Manoel Onofre de Souza Neto como Procurador Geral de Justiça do RN, para o período 2009/2011. “Manoel Onofre faz parte de uma geração jovem, que como eu, contribui com seu trabalho para sociedade. Nosso mais novo Procurador Geral de Justiça do Brasil, de apenas 36 anos, assume toda sua experiência como promotor da Infância e Juventude do Rio Grande do Norte”, ressaltou Micarla de Sousa. “Trabalharei para legitimar o papel de relevância da instituição no estado. Na minha gestão atuarei firmemente para dar suporte as ações de todas as promotorias, assim como também para firmar parcerias, tanto com o executivo municipal como estadual, para fortalecer as ações do Ministério Público”, destacou Manoel Onofre. O procurador substitui o promotor José Augusto Perez, que ocupava o cargo desde 2007. Também compareceram a solenidade a governadora Wilma de Faria, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria, os senadores Garibaldi Alves Filho e Rosalba Ciarline, o deputado federal Felipe Maia, o vice-prefeito Paulinho Freire, além de vereadores e secretários municipais e promotores de justiça de outros estados do Brasil.Copa 2014Antes de tomar posse, o ainda promotor da Infância e Juventude, Manoel Onofre Neto, junto com o então Procurador Geral de Justiça, José Augusto Perez Filho, visitaram a prefeita Micarla de Sousa no último dia 5 deste mês no Palácio Felipe Camarão.O Ministério Público Estadual (MPE) preocupado com as questões envolvendo a Copa do Mundo de 2014, que terá Natal como subsede, veio se propor a integrar o grupo da prefeitura que trabalha na organização da competição. “Atuaremos preventivamente em questões como o meio ambiente, acessibilidade e a defesa do patrimônio público. Desta forma estaremos antecipando problemas e apresentando soluções viáveis”, declarou o então Procurador Geral de Justiça José Augusto Perez. “O MPE designará um interlocutor e criará um comitê próprio de trabalho de várias áreas do órgão”, complementou Manoel Onofre na ocasião.

Texto e foto extraídos do site da Prefeitura do Natal

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Prefeita Micarla de Sousa e Rodrygo Klyngerr


Gente mais uma vez eu ao lado da minha prefeita, nunca imaginei em chegar tão longe como venho chegando, toda vez que encontro a prefeita é como se fosse a primeira vez, Micarla de Sousa é um ser iluminado, simples e que trabalha pensando realmente no povo, sinto-me cada vez mais maravilhado por ela, minha admiração é verdadeira, Micarla tenha muita sorte e sucesso na sua administração, estou aqui hoje e sempre você verdadeiramente é especial te adoro Prefeita Micarla de Sousa!!!!!!!!
Texto: Rodrygo Klyngerr

A Prefeita Micarla de Sousa com a Diretora Sandra França do CMEI Rosalba Dias


Aqui nossa prefeita com a diretora Sandra França do CMEI Rosalba Dias.

AQUI TODA A EQUIPE CMEI ROSALBA DIAS


Aqui estão todos que fazem parte do CMEI Rosalba Dias um sucesso se constroi com muito esforço e trabalho de todos parabéns equipe CMEI Rosalba Dias.

Prefeita Micarla de Sousa inaugurou hoje o CMEI Rosalba Dias


Foi inaugurado hoje pela Prefeita Micarla de Sousa, o CMEI Rosalba Dias no Conjunto Santarém na zona norte de Natal, o CMEI atenterá cerca de 70 crianças em tempo integral, de segunda a sexta-feira das 07 as 17 horas, a comunidade espera anciosa pela inauguração do CMEI, pois com ele as mães poderam deixar seus filhos para poderem trabalhar.Segundo a prefeita os novos CMEI'S da sua administração não serão alojamentos para os pais deixarem seus filhos, como sempre foi tratado nas administrações passadas.Pelo que pude notar nessa manhã todos estavam muito satisfeitos com as instalações do CMEI, tudo foi cuidado com o maximo de desempenho de toda a equipe comandada pela diretora Sandra França, ela nos mostrou que quando se trabalha com sensibilidade e esforço conjunto tudo acontece, isso foi visto hoje com o sucesso da inauguração.Só podemos desejar sucesso a todos que fazem parte do CMEI Rosalba Dias.
Texto: Rodrygo Klyngerr

Prefeitura e MP assinam TAC que beneficia instituições de atenção ao idoso


A prefeita Micarla de Sousa, a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, a promotora de Defesa das Pessoas Portadoras de Deficiência e dos Idosos, Iadya Gama Maio, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Telma Targino e o Procurador Geral do Município, Bruno Macedo, assinaram na tarde desta terça-feira (16), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que beneficiará seis Instituições de Longa Permanência (ILP’s) sem fins lucrativos da Capital.
A assinatura ocorreu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. “O Termo coloca as obrigações, direitos e deveres das instituições para que a prefeitura entre com uma contrapartida de recursos humanos qualificados. MP, Semtas e Conselho estão trabalhando desde janeiro para que seja possível o atendimento de qualidade. Este é um grande passo, pois prova que o município está preocupado com a pessoa idosa”, destacou a promotora de Justiça, Iadya Gama.
Para a chefe do executivo municipal, o termo possibilita ao município a implantação de políticas modernas e eficientes de defesa do idoso. ODecreto nº 8.553/2008 prevê a contratação e qualificação de recursos humanos essenciais para manter uma ILP (abrigo). “O termo é muito importante para o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público em parceria com a Semtas e Conselho Municipal do Idoso. É uma ação pioneiro para o município, tendo em vista que é o primeiro no país a se preocupar com a mão de obra que presta serviços aos institutos” explicou a prefeita.
Convênio
“Nós estamos criando um padrão melhor de convênio, uma vez que a prefeitura não tem abrigos próprios. Com base nos estudos do MP foi criado um escalonamento de porte para os Institutos que varia de R$ 8 até R$ 16 mil, dependendo da quantidade de idosos em uma ILP. O TAC também criará uma contrapartida dos institutos que terão que apresentar metas e serão fiscalizados pelo município”, informou a secretária Rosy de Sousa.

Fonte: Site da Prefeitura do Natal.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Sábado é dia de vacinação contra a paralisia infantil


“Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”, é o slogan da I etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil deste ano, para crianças de 0 a 5 anos, que acontece neste sábado 20 de junho, em todo o país. Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde abre o “Dia D “ da campanha, às 8 horas, na Unidade de Saúde de Pirangi que fica situada à Rua São Miguel dos Caribes, 4650.A meta segundo o Ministério da Saúde é vacinar 95% que corresponde a 59.560 crianças. O total é de 62.697 crianças em Natal. Nesta campanha a SMS está disponibilizando 87 mil vacinas contra a pólio, 196 postos fixos, 10 volantes, totalizando 206 postos de vacinação, que estarão sendo distribuídos nos cincos Distritos Sanitários, envolvendo 1.692 profissionais.Os pais devem levar os filhos ao posto mais próximo de sua residência, munidos de cartão de vacinas para atualização do esquema vacinal. O “Dia D” encerra às 17 horas. A campanha segue até sexta dia (26/06) nas unidades de saúde.
Fonte: Site da Prefeitura do Natal.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Prefeita inaugura CMEI Elisabete Teotônio na Zona Norte


A prefeita Micarla de Sousa inaugurou no final da tarde desta sexta (12), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Elisabete Teotônio da Fonseca Melo, localizado no Conjunto Jardim das Flores, na Zona Norte de Natal. Este é o terceiro CMEI inaugurado pela prefeitura, e estão previstos a entrega de mais 26 Centros. Entre os presentes na solenidade, estavam o secretário de Educação, Elias Nunes, e os senadores José Agripino e Rosalba Ciarlini, além das lideranças do conjunto, vereadores e secretários de outras pastas.O Centro atende a 86 crianças de idade entre 3 e 5 anos em tempo integral, no horário das 7h às 17h. Possui três salas, uma cozinha, banheiros adaptados para as crianças, depósito e lavanderia. O prédio foi adaptado para a educação infantil, recebeu revestimento de cerâmica, lavabo, sanitários, escovódromo, despensa, bebedouro elétrico, móveis e ventilador e ainda conta com uma área de lazer. “Tudo isso pensando no bem-estar das nossas crianças”, explicou a diretora do CMEI, Luotônia Alves. “É com muito orgulho que entregamos o terceiro CMEI para esta cidade. Agora as crianças vão ter acesso a infra-estrutura de qualidade. Foram gastos R$ 1 milhão para as reformas dos 29 CMEI’s, se a gestão passada tivesse orçado a quantia, não haveria tanto atraso nas entregas dos Centros, uma vez que precisamos cumprir com a legalidade”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.“Na segunda-feira faremos a entrega do fardamento e material escolar, tendo incluso tênis, camisa, calça, mochila, lápis e outros itens. As crianças vão encontrar aqui tudo o que precisam para ter sua auto-estima elevada”, completou a prefeita Micarla de Sousa.Segundo o secretário de Educação, Elias Nunes, os Cmei’s estão passando por reestruturação e serão inaugurados por todo o mês de julho. Estamos oferecendo a melhor estrutura possível, material pedagógico de primeira qualidade e equipamentos novos para uma aprendizagem de qualidade”, afirmou o secretário da Educação.“É de fundamental importância ter seus primeiros passos em uma escola bem equipada, uma vez que educação infantil é fundamental. Agora vocês têm uma prefeita preocupada com quem precisa de uma escola pública de qualidade”, ressaltou a senadora Rosalba Ciarlini.“Eu fui conhecer a escola do meu neto nos Estados Unidos, mas nada se compara com o que vi hoje aqui neste CMEI”, pontuou o senador José Agripino.“Este CMEI vai levar educação para as crianças porque é feito por profissionais que têm amor, desde as professoras, coordenadoras, cozinheiras até os auxiliares da limpeza. O Centro Elisabete será um exemplo de CMEI”, declarou a prefeita.As aulas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Elisabete Teotônio da Fonseca Melo começam na próxima segunda-feira.
Fonte: Site da Prefeitura do Natal.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

SMS se prepara para vacinação contra paralisia infantil


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal se prepara para a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite 2009, para crianças de zero a cinco anos de idade, que acontece no sábado 20 de junho, com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar.”
A meta da vacinação a ser atingida em Natal, segundo o Ministério da Saúde, é 95% das crianças, o que corresponde a 59.560 meninos e meninas.
Para esta campanha a SMS disponibilizará 87 mil vacinas contra a pólio, 196 postos fixos, 10 volantes, totalizando 206 postos de vacinação, que estarão sendo distribuídos nos cincos Distritos Sanitários, envolvendo 1.692 profissionais. Os pais devem levar os filhos ao posto mais próximo de sua residência, munidos de cartão de vacinas para atualização do esquema vacinal. A campanha tem início às 8 horas nas unidades de saúde, encerrando às 17 horas.
Fonte e Foto: Site da Prefeitura do Natal

Prefeitura reinaugura 3 CMEI'S em Natal

A prefeitura do Natal reinaugura por meio da Secretária Municipal de Educação mais 3(três) CMEI'S, o CMEI Elisabete Teotônio na Redinha-zona norte de Natal no dia 12/06/2009 ás 15horas, este CMEI atenderá 80 crianças nos periodos 1,2,3 e 4 do Ensino Infantil em horário integral das 07:00 ás 17:00horas.
Outros 2(dois) CMEI'S serão reinaugurados na terça-feira 16/06/2009 o CMEI Joseane Coutinho, localizado em Cidade Nova ás 10horas e o CMEI Rosalba Dias, no Santarém zona norte de Natal ás 15horas.

Texto: Rodrygo Klyngerr
Datas e horas extraídos do Site da Prefeitura do Natal.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Prefeita conhece instalações da UPA do Rio de Janeiro


A prefeita Micarla de Sousa visitou na tarde dessa terça (09), o Comando Geral dos Bombeiros do Rio de Janeiro, que presta suporte as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) no estado.A chefe do executivo municipal natalense foi uma das convidadas da solenidade que apresentou o modelo do sistema de atendimento de urgências e emergências ao Cônsul da Inglaterra, que também já implantou uma UPA em Londres. A convite do Secretário Estadual de Saúde e Defesa Social do Rio de Janeiro, Sergio Cortêz, a prefeita conheceu também a UPA de Manguinho, inaugurada há 15 dias e construída em menos de dois meses. Micarla de Sousa fez o trajeto até a UPA acompanhada do coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Natal, André Pinto. Unidade ModeloAs Unidades de Pronto Atendimento fazem parte do plano da gestão para a reestruturação da saúde na capital potiguar. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, garantiu apoio à Prefeitura do Natal para a construção de quatro UPA’s na cidade até o final deste ano e mais uma unidade em 2010.O modelo da UPA adotado no Rio de Janeiro serviu de inspiração para a capital potiguar. Em um último encontro, ocorrido no começo deste mês, entre o comitiva da secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e a prefeita no Palácio Felipe Camarão, foram discutidas questões sobre o funcionamento e modelos de gestão das unidades. A UPA é um serviço pré-hospitalar fixo, específico para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimentos em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana. No Rio de Janeiro, tanto as UPA´s como o Samu são geridos pelo Corpo de Bombeiros, encarregado do atendimento pré-hospitalar no estado. As UPA´s têm consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização.

Fonte: Site da Prefeitura do Natal.

Foto: Eugênio Bezerra

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PETI promove caminhada contra o trabalho infantil

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), irá realizar, na próxima sexta-feira (12), um evento alusivo ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.Através da mobilização dos dez núcleos do PETI, a coordenação do programa organiza uma caminhada, com concentração às 9h na Rua João Pessoa, ao lado das lojas C&A, saindo em direção à Rua Açu, onde será montada uma estrutura ao lado da Catedral Metropolitana. O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para a existência do trabalho infantil e a necessidade de combatê-lo. A expectativa é de cerca de 600 participantes entre crianças, adolescentes, adultos e convidados. Ao longo da manhã haverá distribuição de panfletos contra o trabalho infantil e apresentações culturais de flautistas e capoeiristas, além de apresentações teatrais, de puxada de rede e batucada, promovidas pelos Núcleos de Ação Social do PETI. “É preciso conscientizar as pessoas de que lugar de criança é na escola”, enfatiza Eunice Barbosa, coordenadora do programa. “Através de ações como o Jornada Ampliada, por exemplo, crianças e jovens participam de atividades socioeducativas que irão contribuir para a sua formação cidadã, ao invés de estarem na rua trabalhando”, completa.

Fonte: Site da Prefeitura do Natal.

Prefeitura vai reorganizar a Feira do Carrasco uma das maiores de Natal




Acúmulo de lixo, excesso de barulho até a madrugada, falta de higienização das bancas, deficiências de coleta de resíduos sólidos. Esses são apenas alguns dos problemas da Feira do Carrasco, a segunda mais antiga da cidade, segundo diagnóstico feito pelo ecólogo e professor de Geografia da UFRN, Luís Antonio Cestano. O documento foi apresentado ontem, durante audiência pública realizada na Procuradoria Geral de Justiça. Como resultado da audiência, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será assinado entre o Ministério Público Estadual e a Prefeitura de Natal, definindo as adequações necessárias e ações emergenciais, como limpeza e remoção de barracas que estejam atrapalhando o trânsito.
Novo modelo de bancas, feito de fibra de vidro, foi exibido durante audiência pública na Procuradoria Geral de Justiça Foto: D Luca/DN/D.A Press O diagnóstico apresentado constatou também a falta de recipientes para restos de verduras, carnes, escamas e vísceras de peixe - que causam mau cheiro - além do despejo de resíduos líquidos no chão. Para o promotor de justiça do Meio Ambiente, João BatistaMachado Barbosa, o esforço coletivo para resolver os problemas da feira deverá torná-la modelo para todas as 23 feiras livres de Natal. "Discutimos desde o mau cheiro que caracteriza o local até os problemas de trânsito, higienização e insegurança", explica o promotor. Localizada no bairro de Dix-sept Rosado, a feira concentra 700 bancas e 477 feirantes, distribuídos em várias ruas. Lindalva Gaudência Frazão trabalha há 36 anos na Feira do Carrasco e concorda com a necessidade de melhorias no local. "Temos que melhorar nossa feira, pois é o lugar onde um pobre chega com R$ 10 e consegue, na hora do grito ou no fim do dia fazer uma boa feira de verdura e frutas". Antônio Gaudêncio Frazão, feirante há 15 anos, teme até o fechamento da feira. "Sou feirante porque não tenho outra atividade. Nossa vida é sofrida, às 3h da manhã já estou de pé e ganho uma média de R$ 150,00 por semana. Se eu sair daqui, do que vou viver, se a vida toda passei trabalhando nas feiras? Começou por minha mãe, hoje até meus filhos trabalham também".

Bancas de fibra:O secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos, apresentou algumas propostas de melhoria, entre elas a formatação de espaços públicos para o desenvolvimento da atividade, o cadastramento dos feirantes e o contrato de concessão. Ele aproveitou ainda para apresentar um modelo de banca de fibras de vidro e alumínio que poderá ser implantada como padrão a todas as feiras de Natal.Já o vereador e ex-secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, que foi responsável pela urbanização e revitalização de diversas feiras livres de Natal, disse que está elaborando um projeto de lei que visa a regulamentação da atividade. Ele ressaltou que a cidade precisa de um projeto para as 23 feiras e não apenas para a do Carrasco. "Porque se é para haver interdição deverá ser estendida a todas", declarou o vereador.

Fonte: Jornal Diario de Natal

terça-feira, 9 de junho de 2009

Conheça um pouco de Micarla de Sousa


Micarla Araújo de Sousa Weber, 39 anos, é natural de Natal (RN). Bacharel em Comunicação Social pela UFRN, começou a carreira em 1987 como assistente de produção na TV Ponta Negra, emissora fundada pelo pai, o senador e comunicador Carlos Alberto de Sousa (1945-1998). Casada e mãe de dois filhos, é empresária do ramo das comunicações desde os 25 anos.
Ao longo dos últimos dez anos à frente do Jornal do Dia, uma das atrações de maior audiência da afiliada do SBT no Rio Grande do Norte, criou um estilo próprio de entrevistas, especialmente as de cunho político. Em 2003, uma pesquisa de opinião pública já apontava Micarla de Sousa como um dos três melhores nomes para administrar a capital potiguar.
Em 2004, candidatou-se e foi eleita vice-prefeita de Natal com 193 mil votos, tornando-se a única representante feminina naquele pleito no município. Em 2006, renunciou ao mandato para candidatar-se a deputada estadual pelo Partido Verde, legenda da qual havia assumido a presidência estadual no ano anterior.
Deputada mais votada do Rio Grande do Norte com 43.936 votos, em pouco mais de um ano e meio de mandato na Assembléia Legislativa apresentou mais de 200 proposições em plenário, entre projetos de lei, requerimentos e audiências públicas. Uma das marcas registradas de Micarla foi a “ponte” que criou com as administrações municipal e estadual de São Paulo e do Rio de Janeiro, unidades federativas onde buscou inspiração e parceria para projetos como o Escola Aberta à Comunidade.
Em 2008, Micarla tornou-se referência na defesa das causas ambientais para os potiguares ao promover o Forum Natal Pela Sustentabilidade e representar o estado no II Global Greens, um dos eventos de ecologia e sustentabilidade mais respeitados do mundo, realizado em São Paulo. Outra área na qual a então deputada propôs uma série de projetos foi a de segurança pública, baseada nas experiências de controle social da violência urbana que conheceu em Bogotá, na Colômbia, e em Diadema, na Grande São Paulo.
No ano passado, Micarla de Sousa foi protagonista de uma das campanhas eleitorais mais memoráveis da história política de Natal. Eleita no primeiro turno com 193.195 votos (50, 84% dos votos válidos totais e 53.429 a mais do que a segunda colocada) é a única - e primeira - mulher brasileira a governar uma capital sob a legenda do Partido Verde.
Em abril de 2009, tornou-se membro da Executiva Nacional do PV.
Fonte: Site da Prefeitura do Natal.

Natal poderá sediar jogos das oitavas de final da Copa do Mundo


O empenho de Natal em se tornar uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 já começou a dar resultados. A Fifa anunciou na manhã desta quarta-feira (09), em reunião exclusiva com a prefeita Micarla de Sousa e equipe do Governo do Estado no Rio de Janeiro, que a capital potiguar poderá sediar os jogos do campeonato até a fase das oitavas de final. O anúncio foi feito pelo engenheiro de estádios da Fifa, Carlos De La Corte, depois de Prefeitura de Natal e Governo do Estado apresentarem os detalhes técnicos do projeto da Arena das Dunas, em reunião fechada que seguiu das 9h às 11h desta terça, no Hotel Windsor, Barra da Tijuca. Requisitos como rede hoteleira, cadeia turística e a própria estrutura do Estádio das Dunas fizeram com que De La Corte desse a notícia.“A reunião foi muito positiva porque mostramos a eles (Fifa e CBF) que Natal não quer ser apenas mais uma sede da Copa do Mundo, mas sim a melhor sede”, acrescentou Micarla de Sousa. A Prefeitura e o Governo do Estado apresentaram juntos o projeto potiguar ao Local Organizing Committee (Loc), formado por membros da Fifa e da CBF. Na reunião, Micarla de Sousa, acompanhada dos secretários municipais de Obras e Viação, Demétrio Torres e Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, além do procurador geral Bruno Macedo, falou das potencialidades econômicas e turísticas da cidade, bem como dos projetos em infra-estrutura que estão programados com a chegada da Copa do Mundo. O secretário estadual de Turismo Fernando Fernandes também fez uma apresentação em nome do Governo do Estado.Os arquitetos Felipe Bezerra e Antônio Paulo Cordeiro, responsáveis pelo projeto do Arena das Dunas, mostraram os detalhes técnicos do novo estádio à Carlos De La Corte, à gerente geral da Copa do Mundo 2014, Joana Havelange e o relações institucionais da CBF, Mário Rosa. Técnicos do BNDES e representantes do Governo Federal também estiveram presentes à reunião.Para Micarla de Sousa, o resultado do encontro com o Comitê Local foi extremamente positivo porque Natal se mostrou avançada em relação a outras capitais. Como a cidade se dispôs a reconstruir o estádio Machadão, irá sair na frente de outras cidades-sede, que terão que fazer inúmeras adequações em seus estádios atuais. Logo após a reunião com o Loc, a chefe do executivo natalense seguiu para uma audiência com técnicos da Fundação Getúlio Vargas, com quem irá fechar uma parceria para desenvolver o estudo de viabilidade técnica dos projetos da capital para a Copa do Mundo. Todas as cidades-sede terão que entregar esses estudos até o dia 31 de agosto desse ano. “Como muitas outras capitais já sabiam que seriam sedes da Copa do Mundo, já deram início aos seus estudos. Mas isso não será um empecilho para Natal, será mais um desafio que iremos cumprir, assim como todas as exigências da Fifa”, disse Micarla de Sousa.
Fonte: Site da Prefeitura do Natal.

Aqui nossa Prefeita Micarla de Sousa(PV) acompanhada do Dep. Federal Felipe Maia(DEM), a Senadora Rosalba Ciarline(DEM) e o também Senador José Agripino(DEM), uma aliança politica que deu certo!!!!!!!!!!!
Fotos: Site da Prefeitura do Natal.
Texto: Rodrygo Klyngerr

Aqui a Governadora Wilma de Faria(PSB) com a nossa Prefeita Micarla de Sousa(PV)no dia da nomeação das cidades-sede a copa de 2014 onde Natal foi escolhida uma das cidades-sede!!!!
Foto: Site da Prefeitura do Natal.
Texto: Rodrygo Klyngerr

Fifa define cronograma e exigências a serem cumpridas pelas cidades-sede


A prefeita Micarla de Sousa reuniu-se na manhã desta segunda-feira (08) com integrantes da Fifa, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, a governadora Wilma de Faria e todos os representantes das outras 11 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, no Hotel Windsor-Barra, Rio de Janeiro. Na pauta principal da reunião, estava a definição dos prazos e exigências que a entidade irá estabelecer para as capitais cumprirem.A Fifa e a CBF priorizaram a definição dos prazos de entrega das obras durante a reunião da manhã desta segunda-feira. Ficou definido, por exemplo, que todos os estádios deverão estar concluídos até 31 de dezembro de 2012. A prefeita Micarla de Sousa seguiu para o Rio de Janeiro acompanhada do procurador geral do município, Bruno Macêdo, e do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra. “Eles deixaram claro que as cidades que não cumprirem esse cronograma e exigências necessárias poderão perder o direito de sediar a Copa. Por isso nós iremos trabalhar em parceria com o Governo do Estado, porque não queremos que Natal seja mais uma sede, mas sim a melhor entre as 12”, destacou Micarla.A Federação Internacional de Futebol estabeleceu ainda que até o dia 31 de agosto deste ano deverão ser lançados todos os editais para os projetos a serem executados nas cidades-sede, sejam eles públicos ou de parcerias público-privadas (PPPs). Além da definição das datas, a Fifa enfatizou a união dos três poderes – União, Estado e Município – para cumprir todas as metas. “Também discutimos sobre a sustentabilidade dos projetos com ênfase na melhoria da infra-estrutura nas cidades”, disse ainda a chefe do executivo natalense. Durante entrevista à imprensa presente à reunião, Micarla destacou que trabalhará ao lado da governadora Wilma de Faria para estabelecer um planejamento estratégico e dar celeridade ao andamento dos projetos.Na tarde desta segunda-feira, a prefeita Micarla de Sousa e a governadora do Estado reúnem-se no Rio com vistas a se preparar para a reunião da próxima terça-feira (09). As chefes dos executivos municipal e estadual terão uma audiência exclusiva com a Fifa, a CBF e o Governo Federal para dar aprofundamento às questões debatidas no primeiro encontro.
Fonte: Site da Prefeitura do Natal.