O Via Livre foi eleito o melhor entre os projetos apresentados por cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O Projeto foi inscrito na categoria de Gestão Integrada da Mobilidade Urbana, mas sua nota final foi a maior de todas as categorias. Com a escolha, a cidade do Natal poderá usar por um ano a marca oficial “Selo Cidade Cidadã-2009” na identidade visual do município.
Natal foi inscrita no concurso pela prefeita Micarla de Sousa, que encaminhou relatório com informações sobre o Projeto Via Livre para a comissão organizadora do concurso, em Brasília. “Essa premiação vem ressaltar a sintonia da atual administração de Natal com as competências que a sociedade espera dos gestores modernos. É preciso ser capaz de encontrar soluções para gerir a coisa pública mesmo nas circunstâncias adversas às quais os municípios brasileiros estão sendo obrigados a passar. Aqui em Natal, ao invés de reclamar da crise ou apontar falta de recursos para melhorias urbanas, nós estamos trabalhando para encontrar soluções baratas e eficientes”, disse a prefeita.
Segundo Micarla de Sousa, o Via Livre tem a característica principal de ser eficiente ao melhorar o trânsito da cidade sem onerar os cofres públicos ou reclamar recursos que hoje não existem no erário municipal.
O Secretário Kelps Lima afirmou que “esse prêmio é fruto do trabalho integrado das várias secretarias da prefeitura. O Via Livre é uma política pública inovadora da Prefeitura de Natal. Estamos na vanguarda na mobilidade urbana no Brasil, mas o projeto só será vitorioso com a participação de toda a sociedade”.
A Prefeitura do Rio de Janeiro está enviando no mês de setembro técnicos da Secretaria de Transporte para assimilar a experiência natalense e pretende implementar alguns elementos do Via Livre na capital carioca.
A entrega do prêmio será feita na cerimônia de encerramento da Conferencia das Cidades que ocorrerá nos dias 01 e 02 de setembro em Brasília/DF.
Fonte: Site da Prefeitura do Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário