sábado, 31 de outubro de 2009

Escola Tereza Satsuqui é inaugurada no Planalto


Os moradores do bairro do Planalto receberam na manhã desta sexta-feira (30) a Escola Municipal Tereza Satsuqui. A unidade foi inaugurada pela Prefeitura do Natal e receberá 171 crianças entre 6 e 14 anos, que estarão cursando o ensino fundamental. Os beneficiados são, principalmente, os moradores dos conjuntos do Planalto I e II. A nova escola conta com quatro salas de aula que funcionarão em dois turnos, cozinha, área de lazer, banheiros adequados, sala para direção e depósito. Ao todo, quinze professores estarão trabalhando na Escola. “Esta instituição tem um sabor especial porque contempla crianças que mudaram de vida. São garotos que viviam em favelas e que, este ano, tiveram a oportunidade de ter um teto para morar, para viver. Essa escola será de fundamental importância para que as crianças percebam a importância da cidadania”, disse a prefeita Micarla de Sousa durante a solenidade de inauguração. A prefeita se referiu ao fato dos beneficiados serem todos ex-moradores de comunidades carentes, como a Leningrado. As crianças que passarão a ter aula na Tereza Satsuqui fazem parte de uma demanda que outras escolas da localidade não suportavam. A escola entra em funcionamento a partir da próxima quarta-feira. Tereza Satsuqui A educadora homenageada pela Prefeitura do Natal nasceu em São Paulo e se formou em Pedagogia. Em 1981 passou a residir em Natal onde trabalhou em diversas escolas públicas da cidade. Tereza Satsuqui faleceu em 2007, em Campinas (SP). Durante toda a sua vida prezou pela educação pública de qualidade, sabendo cativar a todos com quem conviveu em todo este per

Fonte: Site da Prefeitura do Natal

Prefeita de Natal reúne secretariado e determina prioridades de Governo


Em reunião com a sua equipe de auxiliares, na tarde desta quinta-feira (29), a prefeita Micarla de Sousa apresentou um relatório dos dez primeiros meses de gestão, fez uma análise dos resultados de setores de Governo, cobrou a continuidade da integração entre as pastas e solicitou atenção redobrada na redução do gasto público. “Vivemos um ano de dificuldades em face à redução constante de receita, provocada pela queda nos repasses federais. Mas esta integração entre as secretarias, o cuidado e o foco na aplicação dos recursos evitando o desperdício e a criatividade, têm gerado resultados positivos em alguns setores”, declarou a prefeita de Natal, citando a educação com seus programas Merenda em Casa e Fardamento Completo, bem como os incentivos concedidos aos professores, e a saúde, com a reforma de 30 unidades de Pronto Atendimento e o novo Sandra Celeste, que virou referência em atendimento infantil.

Numa rápida avaliação de ações estratégicas de Governo, Micarla lembrou que Natal não é o único município do Estado a enfrentar dificuldades financeiras e lembrou que, na última quarta-feira, todos os prefeitos do Rio Grande do Norte, através das associações representativas de cada região do Estado, firmaram o “Pacto pelas Cidades”, com objetivo de cobrar medidas emergenciais do Governo Federal para compensar as consecutivas perdas de receita. “Mas as dificuldades não serão obstáculos. Vamos redobrar o cuidado com os gastos e focar as prioridades. Vivemos a pior crise dos últimos 12 anos. E cada um precisa dar sua contribuição, com zelo e preocupação, adotando economia de recursos, seja nas contas de luz, água e energia, ou nas despesas correntes de cada secretaria”, ressaltou a prefeita, determinando ainda a todos os secretários o engajamento no projeto Natal Fácil, coordenado pela Ouvidoria do Município, que visa responder todas as demandas solicitadas pela população de Natal.

O vice-prefeito Paulinho Freire, que coordenou a reunião junto com a prefeita, também fez sua avaliação da gestão, considerando que, diante do ano de crise, o planejamento traçado em janeiro estava sendo cumprido. “Hoje observamos que os serviços de ajardinamento da cidade e de limpeza urbana estão funcionando bem, diferente de como encontramos no início do ano. Os buracos nas ruas e avenidas estão sendo resolvidos. A saúde segue um momento de recuperação. A gente já sente a população reconhecendo melhorias. O Sandra Celeste é um exemplo. Para dez meses de gestão, com a experiência que tenho de anos exercendo mandato de vereador, acredito que estamos no rumo certo. Mas como a prefeita Micarla tem alertado, é preciso redobrar a atenção com os gastos e se preparar para 2010”, disse Paulinho.

O secretário de Planejamento e Finanças, Augusto Carlos Viveiros, teve um momento na reunião para apresentar o quadro financeiro e orçamentário municipal aos secretários. De janeiro a setembro de 2009, Viveiros comprovou a redução nos repasses de FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e ICMS e reforçou a determinação da prefeita para a contenção no gasto público. Apesar das dificuldades, o secretário de Planejamento voltou a assegurar que os pagamentos do funcionalismo referentes aos dois últimos meses do ano, bem como o décimo terceiro salário estão garantidos. Augusto Viveiros aproveitou para anunciar que o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), que permite ao contribuinte condição especial para regularização junto ao fisco municipal, encerra-se nesta sexta-feira com resultado satisfatório. E lembrou ainda que a modernização dos sistemas de arrecadação do município é o principal foco trabalhado pela Secretaria Municipal de Tributação de Natal.

Secretários têm uma semana para atender demandas da Ouvidoria

As demandas geradas pela Ouvidoria Geral do Município foi outro tema debatido entre todos os secretários. O ouvidor Geral do Município, João Paulo Galvão, apresentou um relatório das solicitações da população através do Natal Fácil, pela internet e totens de atendimento, e mostrou que o índice de retorno e resolução dos secretários às demandas dos cidadãos está hoje em 82%, restando apenas 18% para que as demandas sejam zeradas. Ciente dos números, a prefeita Micarla de Sousa determinou o prazo de uma semana para que os secretários respondam a todas as demandas solicitadas pela população. “Quero prioridade nisso. Todos vocês devem se empenhar em responder pessoalmente. Cada secretaria deve ter um núcleo específico para dar conta das demandas da Ouvidoria. A população precisa respostas”, destacou a prefeita de Natal, anunciando para dezembro o funcionamento da central 156.

Apesar da ênfase da reunião ter fixado no quadro financeiro defasado pela redução nos repasses federais, a prefeita Micarla de Sousa disse acreditar que o pior período passou e revelou que a realização da Copa do Mundo abre boas perspectivas para investimentos na cidade, já a partir de 2010. “Somente para drenagem, saneamento e mobilidade urbana teremos mais de R$ 500 milhões investidos”, comemorou a prefeita. Encerrando a reunião, Micarla reforçou a importância da manutenção da integração entre as secretarias e determinou empenho e envolvimento de todas as pastas na execução do evento Natal em Natal, que será realizado este ano, entre os dias 21 de novembro e 6 de janeiro de 2010, em parceria com o Governo do Estado.

Fonte: Site da Prefeitura do Natal

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Funcionários da Prefeitura são homenageados no Dia do Servidor Público


Os funcionários da Prefeitura do Natal participaram na tarde e noite desta quarta-feira (28), das comemorações pela passagem do Dia do Servidor Público, realizado no pátio da Fundação Capitania das Artes (Funcarte). O evento contou com a participação de servidores de todos os órgãos do executivo municipal, que montaram estandes para apresentar os serviços de suas respectivas secretarias.

Durante o evento, foram realizadas ainda exposições, palestras, entrega de premiações, distribuição e sorteio de brindes, além de shows artísticos e convênios firmados entre a Prefeitura, o Banco do Brasil e a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio/RN).

Os servidores tiveram a sua disposição um salão de beleza (o Cantinho da Beleza) montado pelas Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), que também apresentou o Programa Qualidade de Vida. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez a aplicação de vacinas e diversos exames médicos, além de palestras sobre temas como alcoolismo, câncer de mama, do colo do útero e da próstata.

Professores da Secretaria Municipal de Educação (SME) ministraram também técnicas de alongamento profissional e o grupo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) mostrou brincadeiras e oficinas de pintura, além da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel), que promoveu o Momento de Lazer Esportivo.

Ao final das comemorações a prefeita Micarla de Sousa homenageou com uma placa, funcionários destaques em cada um dos órgãos do executivo, que foram escolhidos através de votação dos seus próprios companheiros de trabalho.

A chefe do executivo ressaltou que sua gestão tem entre uma de suas principais metas a valorização do servidor público municipal, buscando sua qualificação para oferecer aos cidadãos um melhor serviço. “Em todas as Secretarias há o texto da nossa missão, que determina no seu conteúdo que devemos contar com servidores valorizados”, destacou Micarla de Sousa

Convênios firmados

Ainda durante as comemorações do Dia do Servidor, a prefeita do Natal assinou, junto com o vice-presidente da Fecomercio/RN, Gilberto de Andrade Costa, convênio para concessão de descontos para servidores municipais em estabelecimentos comerciais, benefício que é estendido aos cargos comissionados e efetivos, contratados temporariamente, aposentados e pensionistas. Tudo isso feito através do uso de um cartão-desconto.

Já com o gerente geral do Banco do Brasil no RN, Antônio Carlos Sérvulo, assinou convênio para que os servidores públicos municipais de Natal tenham a partir desta sexta-feia (30), taxa diferenciada para crédito imobiliário e também taxas baixas para consignação, assim como desconto de 28% para contratação de seguro de automóvel.

Fonte: Site da Prefeitura do Natal

Projeto O fantástico mundo do circo do CMEI Irmã Dulce termina nessa sexta-feira


O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Dulce, localizado no bairro de Felipe Camarão, encerra nessa sexta-feira, 30, o projeto “O fantástico mundo do circo”, com sarau de poemas de Vinícius de Morais, Cecília Meireles e Roseana Murray. O projeto foi desenvolvido durante o mês de outubro, com o objetivo de estimular na criança a fantasia, a imaginação, o lúdico e a ampliação do seu conhecimento, oportunizando interagir com diferentes tipos de linguagens (artísticas, musicais...) através do desenho, pintura, modelagem, atividades corporais valorizando assim a cultura do circo. No primeiro momento, visitaram um circo localizado no próprio bairro (Felipe Camarão) próximo ao CMEI; na ocasião as crianças além de apreciar a arte circense, puderam observar o bairro (casas, veículos, pessoas...) e, a partir dessa visita a equipe pedagógica (professoras e gestão) elaboraram pesquisas de acordo com o interesse das crianças realizando as culminâncias a cada sexta feira. Diversas atividades foram desenvolvidas entre elas: um dia de piquenique de frutas, brincadeiras com cama elástica e piscina de bolinhas, além da presença dos palhaços da SME que proporcionaram as 125 crianças do CMEI uma tarde divertida. Associado a essas atividades o CMEI Irmã Dulce realizou um intercâmbio com a escola Lápis de Cor (rede privada), que fez um trabalho de mobilização para uma ação social arrecadando junto aos seus alunos brinquedos para complementar os que já fazem parte do CMEI e outros que foram presenteados às crianças. A intenção da equipe pedagógica do CMEI foi proporcionar para as crianças não só “um dia da criança”, mas atividades que além de lúdicas possam envolver conhecimentos e aprendizagens significativas para o seu desenvolvimento escolar.

Fonte: Site da Prefeitura do Natal

Banco de Alimentos doa 1,5 tonelada de arroz a 26 instituições beneficentes


O Banco de Alimentos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), doou esta semana uma tonelada e meia de arroz a 26 instituições sem fins lucrativos no município. A contribuição partiu da agência de modelos Dilson Stein, que promoveu no último final de semana uma seleção de modelos cuja inscrição foi 5kg de arroz por candidato. Uma parte do total arrecadado foi então repassado à Semtas, que beneficiará, através desta iniciativa, quase 5.000 pessoas carentes.

Ainda essa semana o Banco de Alimentos realizou também a doação de 1.300 unidades de leite em pó, farinha láctea e mucilon a 12 das 28 instituições cadastradas no programa. A responsável pelo Programa, Ana Paula Azevedo, explica que toda doação é feita depois de uma triagem onde se avaliam as necessidades mais urgentes de cada instituição. “Todo o trabalho do Banco de Alimentos é desenvolvido no sentido de canalizar e potencializar a doação de alimentos a quem realmente precisa”, ressalta.

O Banco de Alimentos é um dos programas desenvolvidos pelo Departamento de Segurança Alimentar (DSA) da Semtas, e tem como objetivo articular a rede de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos, na perspectiva de potencializar doações no município e combater a fome.

A fim de combater o desperdício de gêneros alimentícios em bom estado para consumo humano e motivar doações contínuas, o Banco de Alimentos criou um Clube que congrega comerciantes da área e pessoas físicas que tenham interesse em tornarem-se doadores regulares. Membros do Clube recebem, em contrapartida, um selo e um certificado que podem ser utilizados em campanhas publicitárias e divulgação de trabalhos sociais. Atualmente o Banco de Alimentos já contabiliza 30 membros no Clube.

Todo cidadão ou empresa podem se tornar parceiros do Banco de Alimentos e fazer parte do Clube de Doadores, basta entrar em contato através dos telefones 3232-9292 ou 3232-9276.

Fonte: Site da Prefeitura do Natal

Incêndio criminoso destrói parte de Zona de Proteção Ambiental


Um incêndio criminoso destruiu aproximadamente oito hectares de mata nativa da Zona de Proteção Ambiental (ZPA-1), na Avenida Tarcísio Maia, entre as avenidas Jaguarari e Omar O’grady, em Candelária, na zona Sul da capital. O fogo, iniciado por volta das 10h da manhã de terça-feira (27), somente foi controlado por volta das 14h pela equipe do Setor de Manejo da Semurb e Corpo de Bombeiros. O autor do incêndio, um homem contratado para limpeza de uma área particular, foi preso em flagrante e conduzido a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema) pela Guarda Ambiental. Ele irá responder a inquérito policial por prática de crime ambiental. Além disso, o proprietário do imóvel que deu a ordem para a queimada também responderá a inquérito e poderá ser preso. A área atingida é composta por dunas e tabuleiros cobertos por vegetação característica do bioma de Mata Atlântica, com espécies nativas de plantas e animais endêmicos. De acordo com o chefe do Departamento de Conservação e Recuperação Ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi, várias tocas e ninhos de animais como tatus, corujas, cobras e pássaros foram destruídas. “Nosso próximo passo será a elaboração de um relatório técnico com todas estas informações para ser anexado ao inquérito policial”, disse. O secretario adjunto de Gestão Ambiental da Semurb, Ariosto Costa, informou que várias providências estão sendo tomadas para evitar outras queimadas no local. Segundo ele já foram realizadas reuniões entre a Secretaria e o Corpo de Bombeiros visando a formação de uma brigada de incêndio para a área, além disso, outras ações emergências estão sendo tomadas como a capacitar e mobiliar os guardas ambientais no combate a incêndios. Provocar incêndio em mata ou floresta é crime inafiançável com pena de um a quatro anos de reclusão. Os responsáveis foram enquadrados no artigo 41 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
Fonte: Site da Prefeitura do Natal

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Prefeitura apoia Semana de Ciência da UFRN


A 15ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (Cientec) foi aberta oficialmente na noite desta segunda-feira (19), em uma solenidade no auditório da Reitoria. O evento tem patrocínio da Prefeitura do Natal e prossegue até o próximo sábado (24), reunindo exposições, debates e apresentações artísticas, nos diversos setores do Campus Universitário.


Em discurso na solenidade de abertura, a prefeita Micarla de Sousa enfatizou a importância de aproximar o mundo acadêmico do restante da sociedade. “Toda produção científica, tecnológica e cultura da UFRN pode e deve ser aproveitada na melhoria da qualidade de vida de todos os natalenses, potiguares e brasileiros”.

A chefe do Executivo municipal relembrou sua passagem pela universidade, onde se formou jornalista no curso de Comunicação Social, e destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a instituição. “Como prefeita, pretendo fazer da UFRN uma das maiores parceiras da administração de nossa capital”, afirmou.

A abertura da 15ª Cientec reuniu os principais gestores da UFRN, dentre os quais o reitor Ivonildo Rego; além dos deputados federais Rogério Marinho e Fátima Bezerra; o secretário estadual de Educação, Ruy Pereira; e centenas de professores e estudantes, que lotaram o auditório para assistir à palestra da professora Duília Fernandes de Melo, astrônoma da Nasa. Ela falou sobre o tema “Do Big Bang aos Humanos”.

A Cientec prossegue durante toda a semana, totalizando 25 eventos, dentre os quais a Exposição Darwin - Vida: adaptação e plasticidade, a Mostra da Marinha do Brasil, o Atelier de Galileu, a Exposição do Museu Câmara Cascudo, o IV Seminário de Iniciação e XX Congresso de Iniciação Científica.

Uma das novidades deste ano é a Exposição Cientec XV, que vai resgatar a memória do evento de uma forma interativa e divertida. O tema desta edição é “Arte, Ciência e Tecnologia: descubra o seu universo!”

Fonte: Prefeitura do Natal

Marco envolve 65 mil alunos da rede municipal na Cientec


A Prefeitura do Natal iniciou na manhã desta terça-feira (20) a XI Mostra de Arte, Cultura e Conhecimento (Marco), projeto da Secretaria Municipal de Educação realizado anualmente durante a Feira de Ciência, Tecnolocia e Cultura (Cientec) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na praça Cívica do Campus universitário. Ao todo, são 65 mil alunos da rede municipal de ensino envolvidos de alguma forma com o evento, divididos entre os 56 estandes destinados a SME, além de um mini-palco para apresentações artísticas e culturais.Presente a solenidade de abertura da Marco, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, destacou a importância dos investimentos feitos na área de educação em toda a cidade e enfatizou o papel da ciência para o aprendizado estudantil. “Este é um momento em que podemos conferir o que tem sido feito no interior de nossas escolas. A ciência precisa atuar de forma transversal as matérias diárias, como matemática ou português, uma espécie de complemente ao estudo. Vários índices apontam que, nos estados onde isto já existe, os resultados educacionais obtidos são excepcionais. É a partir dos investimentos em ciência que vamos conseguir melhorar nosso desempenho no ensino básico”, disse a prefeita.Para o secretário municipal de Educação, Elias Nunes, a Marco é uma oportunidade de incentivar os alunos a continuidade dos estudos. “Contribuindo assim para a formação de futuros formadores de opinião e colaborando também para o crescimento da produção científica potiguar”, completou.A Marco segue até o próximo dia 24 e é aberta ao público. São dezenas de trabalhos produzidos por estudantes de várias escolas municipais. Além disso, o evento conta com uma programação artística variada durante toda a mostra.Jovem RádioUm dos projetos da XI Mostra é a Jovem Rádio, produzida apenas por alunos da rede municipal, que já possuem esta experiência nas escolas da cidade. O veículo está com programação ao vivo durante todos os dias do evento. Apenas neste projeto, são 35 alunos participantes, que se revezam na apresentação e produção.“Aqui todos trabalham a questão cultura, a importância da cidadania. Além disso é uma forma interessante de intercâmbio, de cidadania, de socialização destes alunos”, diz a professora Ivaneide Henrique, coordenadora da Jovem Rádio.

Fonte: Prefeitura do Natal

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Programa Guarda na Praia é lançado em Ponta Negra


A Guarda Municipal e a Ambiental de Natal promoveram na manhã deste domingo (18), em Ponta Negra, o lançamento do programa Guarda na Praia. Segundo o comandante da Guarda Municipal, João Gilderlan Alves de Sousa, as duas corporações farão trabalhos em conjunto todos os domingos num dos principais cartões postais de Natal.

O programa é uma ação da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Muncipal de Defesa Social e Direitos do Cidadão (Semdes), órgão criado este ano pelo executivo. “Nossa idéia é que a Guarda Municipal contribua com ações preventivas para segurança da população da capital potiguar”, disse Sérgio Leocádio, titular da Semdes.

“Estaremos com as equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da Guarda Ambiental, realizando trabalhos de segurança preventiva e de conscientização junto aos banhistas”, esclareceu João Gilderlan. O programa terá um contingente de 30 homens que farão rondas a pé e em sete viaturas, duas bicicletas e dois quadriciclos. Esse trabalho será realizado na orla de Ponta Negra e nos seus arredores.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, a idéia é combater os casos de consumo de drogas, a prostituição infantil, roubos, furtos e turismo sexual na praia.

De acordo com o comandante da Guarda Ambiental, Geraldo Maia, sua equipe distribuirá panfletos de conscientização. “Mostramos a importância das pessoas não jogarem lixo na praia e os riscos deste ato para o meio ambiente”, explicou.

Outras praias

Segundo João Gilderlan, a idéia é levar o programa para outras praias da cidade, como as do Meio, Forte, Artistas, Via Costeira e Redinha. “Assim como também realizar um trabalho preventivo contra as drogas nas escolas públicas municipais”, informou o comandante da Guarda Municipal de Natal.

Fonte: Prefeitura do Natal

Times de Natal recebem apoio da Prefeitura


Um total de R$ 375 mil. Esse é o valor repassado pela Prefeitura do Natal para os três principais clubes de futebol profissional da cidade: ABC, América e Alecrim, que assinaram nesta sexta-feira (16) um contrato para divulgar a capital potiguar em seus uniformes, nas disputas das séries B e D do Campeonato Brasileiro.

A assinatura ocorreu em uma solenidade no final da manhã, no salão nobre do palácio Felipe Camarão, e contou com a presença da prefeita do Natal, Micarla de Sousa; do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Francisco Soares de Lima Júnior; do secretário municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel), Tertuliano Pinheiro; além de representantes do ABC, Ives Bezerra; do América, José Vasconcelos da Rocha; e do Alecrim, Edvaldo Gomes.

O objetivo é divulgar turisticamente a cidade do Natal durante os jogos desses clubes por todo o Brasil. ABC e América, participantes da Série B, receberão R$ 150 mil; e o Alecrim, um dos quatro finalistas da Série D, outros R$ 75 mil. “O que se está fazendo aqui não é um favor. É justiça com os times de futebol de nossa cidade, que há muitos anos divulgam Natal pelo Brasil afora, com muita dificuldade. Estamos, assim, plantando uma semente para o futuro, pois através do esporte temos a oportunidade de melhorar a qualidade de vida de nossa população”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

O secretário Tertuliano Pinheiro disse que a assinatura deste contrato não beneficia apenas os clubes de futebol. “Contribui também para divulgar nossa cidade em outros estados e até fora do País, sendo a maior e mais barata forma de divulgação que temos atualmente”, destacou o titular da Sejel.

Os representantes do ABC, América e Alecrim ressaltaram a importância deste contrato para os times que vivem momentos de dificuldade financeira. “Pela primeira vez vemos a Prefeitura do Natal ajudar de forma efetiva os clubes de nossa cidade, além de ser uma maneira de reconhecer o que temos feito, divulgando Natal por todo o Brasil”, ressaltou o representante do América, Eduardo Rocha.

“Quem mais ganha com este contrato é a cidade do Natal, que através de sua divulgação na camisa de nossos atletas, traz dividendos para economia local”, afirmou o representante do ABC, José Wilson. O presidente do Alecrim, Edvaldo Gomes, considerou ímpar e histórica a contribuição do poder público para os times de futebol da capital.

A solenidade foi prestigiada por torcedores das três equipes, empresários, vereadores, deputados estaduais, além do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, que considerou um novo início para o esporte, não só em Natal, mas de todo o estado.

“Além de contribuir para os times de futebol potiguares durante o Campeonato Brasileiro, este contrato também é uma forma de divulgar a cidade do Natal em todos os lugares onde as equipes participem de jogos”, ressaltou o titular da Seturde, Soares Júnior.

Fonte: Prefeitura do Natal

Semsur conclui iluminação da Ponte Newton Navarro


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), concluiu nessa quinta-feira, 15 de outubro, a manutenção da iluminação da Ponte de Todos Newton Navarro. O trabalho que envolveu a revisão do sistema de iluminação para acabar com os riscos de curtos circuitos e a remoção das lâmpadas que estavam apagadas, abarcou agora a instalação de novas lâmpadas que garantirão maior segurança e acessibilidade à população. De acordo com o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Thiago Trindade, a iluminação do local estava baixa por causa de defeitos nos equipamentos. “Os transformadores estavam corroídos devido à maresia do local e por isso ligamos o sistema aos transformadores da rede de iluminação pública”, explicou. Apesar de a ponte ser de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura do Natal preza pelas condições ideais dos equipamentos da cidade e, por isso, a Semsur colocou sua equipe a postos para realizar a manutenção elétrica do equipamento. Além de gerar economia para o Governo – já que seria necessária a contratação de uma empresa para a realização desse serviço – esse trabalho de manutenção está beneficiando a população, principalmente da Zona Norte, que pode contar agora com uma iluminação melhor no retorno para casa. A próxima etapa, de acordo com Thiago Trindade, é oficializar um convênio entre a Prefeitura do Natal e o Governo do Estado para realizar essa manutenção contínua da Ponte de Todos Newton Navarro.

Fonte: Prefeitura do Natal

Guarda Municipal recebe novos veículos e rádios comunicadores


Sete novos veículos, trinta aparelhos de rádio de comunicação portáteis e três instalados em veículos foram entregues nesta sexta-feira (16) pela Prefeitura do Natal à Guarda Municipal da cidade. Os novos equipamentos fazem parte do projeto de estruturação da recém criada Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). Em solenidade hoje pela manhã, no largo do estádio Machadão, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa destacou a importância da iniciativa e revelou o primeiro projeto da nova pasta: a Guarda na Praia. “Os servidores da Guarda terão um trabalho focado principalmente na prevenção. Vamos trabalhar para a juventude, com o intuito de educar a sociedade para questões ambientais e de saúde, por exemplo”, disse a prefeita. O Guarda na Praia começa no próximo domingo (18), na orla de Ponta Negra. A Semdes enviará sua equipe da Guarda Ambiental para o local, com o objetivo de iniciar um trabalho de conscientização da sociedade sobre temas em discussão, como a prevenção de doenças ou a importância de manter a praia limpa, além de atuar no combate ao tráfico de drogas e a prostituição infantil. Um estande ficará montado no calçadão com membros da Secretaria, enquanto os guardas serão divididos em duplas para percorrer o lugar. Para o Sérgio Leocádio, titular da Semdes, a atuação dos servidores será fundamental para o sucesso do trabalho. “Temos absoluta certeza de que todos possuem condições de atingir os objetivos colocados. Vamos investir na capacitação de cada um aqui. A segurança estará, em parceria com outras áreas, contribuindo para a melhoria da cidade”, afirmou o auxiliar da Prefeitura. Dos sete veículos entregues a Semdes nesta manhã, três foram doados pela Receita Federal, dois adquiridos através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e um buggy cedido pela Justiça Federal do estado. Um veículo Santana, encontrado pela gestão municipal já sob poder da Guarda totalmente deteriorado, foi recuperado por completo e também está a serviço da corporação. Os automóveis passam a integrar a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A Guarda Municipal ainda vai receber uma nova rede de transmissão, que está sendo recuperada e contemplada com unidades fixas, móveis e portáteis. Isso vai melhorar a situação da Guarda em termos de comunicação dos postos fixos com a Central de Operações e entre as viaturas com os postos móveis.
Fonte: Prefeitura do Natal

Obras irregulares são interditadas pela SEMURB


Duas interdições de obras irregulares foram realizadas na manhã desta sexta-feira (16), pela equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), no bairro de Lagoa Nova, zona sul da capital. A ação foi motivada pelo descumprimento de embargos já determinados pela secretaria. Uma delas com apreensão de materiais. A primeira obra interditada foi na avenida Romualdo Galvão, esquina com a rua Aluízio Bezerra. A obra que estava em fase acabamento, havia sido embargada há 23 dias, por estar em desacordo com o projeto licenciado pela Semurb, e apesar disso, continuava a ser executada. Além da interdição, os materiais de construção que estavam no canteiro de obras também foram apreendidos e retirados pela equipe de operações da Semurb para que não houvesse a continuidade da obra. Segundo o supervisor de fiscalização da Semurb, Gley Riviery, o proprietário já havia sido intimado e a obra embargada. “A interdição é o último ato para faça cumprir o poder de polícia, e só pode ser realizada caso haja o descumprimento do auto de embargo”, explica. Já a segunda interdição aconteceu na avenida Senador Salgado Filho, esquina com a rua Nascimento Fernandes. No local estava sendo erguido um terceiro pavimento sem licença e no momento da fiscalização também havia obstrução do passeio público com materiais de construção. O proprietário foi orientado a retirar o material da calçada e paralisar todos os trabalhos, até que a situação seja regularizada perante Semurb. Ele terá que comparecer a sede da Secretaria para dar entrada na documentação necessária para o licenciamento e obter o alvará para desembargar a obra.

Fonte: Prefeitura do Natal

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

VI Encontro Estadual do PV- RN e Festa de filiação do Dep. Estadual Luiz Almir


Acontecerá neste sábado dia 03/10/2009 em Natal/RN, o VI Encontro Estadual do PV/RN e Festa de filiação do Deputado Estadual Luiz Almir, o Encontro se realizará às 10 horas da manhã, no Auditório Robinson Faria na Assembléia Legislativa, localizada na Praça Sete de Setembro, S/N Cidade Alta.Prestigiaram o Encontro a Presidente Estadual e Prefeita do Natal Micarla de Sousa, os Deputados Estaduais Gilson Moura e Paulo Davim, os Vereadores Aquino Neto, Edivam Martins e Paulo Wagner entre outras autoridades politicas do nosso estado e de municipios vizinhos.

Maternidade Leide Morais recebe equipe da OMS

A Maternidade Leide Morais vai receber, neste sábado (3), a visita de diversos profissionais da área médica. Eles irão analisar como é feito o trabalho para realização do parto humanizado. O grupo faz parte da equipe da drª Melânia Amorim, que está desenvolvendo um protocolo sobre parto humanizado para a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os profissionais estão vindo de Campina Grande (Paraíba) e vão passar o dia inteiro na unidade, colhendo informações e trocando experiências. A direção da maternidade estará com o grupo mostrando os desafios e conquistas da unidade de saúde.


Fonte: Site da Prefeitura do Natal

Cmei inaugurado em Nazaré tem foco na educação ambiental


“Fazer o diferencial com responsabilidade na educação das crianças.” De acordo com a diretora Ednara Silva de Menezes, esse é o foco do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Francisca Anastácia de Souto, inaugurado na tarde desta quinta-feira (1º), no bairro de Nazaré.

Este foi o 16º Cmei entregue na gestão da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, que durante a solenidade de inauguração fez questão de reafirmar sua prioridade com a educação das crianças da capital potiguar. “Quando iniciei minha gestão, em janeiro deste ano, constatei que parte das antigas creches públicas do município do Natal estava sem condições adequadas para atender às crianças”, afirmou a chefe do executivo.

Sendo assim, a prefeita Micarla de Sousa, junto ao titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Elias Nunes, e sua equipe técnica, investiram R$ 1 milhão em recursos públicos para a reforma de 29 Cmeis.

“E nossa colheita será melhor quando tivermos no futuro os frutos destas crianças conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos”, ressaltou Micarla de Sousa. Ela anunciou ainda que, a partir da próxima semana, terá início a entrega do fardamento para os alunos dos Cmei´s, assim como já foi feito para os estudantes das escolas municipais de Natal.

Estrutura

Segundo a diretora Ednara Silva, o Cmei Francisca Anastácia de Souto atenderá a partir de segunda-feira 52 alunos, distribuídos em três salas de aulas para os níveis I, II e III. As crianças terão ainda uma área de lazer com playground e escovódromo. Trabalharão nesta estrutura sete educadoras, um ASG, um vigia, uma coordenadora pedagógica e a diretora.

“Este Cmei antes funcionava em outro prédio, na creche Nívia Tinoco, também no bairro Nazaré, mas sem as condições adequadas para o atendimento às crianças. Viemos agora para um novo local, que foi todo reformado”, informou a diretora Ednara Silva. O espaço atual oferece três novos banheiros, sendo que dois deles adaptados para crianças. A área de lazer ganhou um gramado, além de ser colocado piso na área de entrada e em uma das salas de aula.

As crianças que serão atendidas no mais novo Cmei entregue pela prefeita Micarla de Sousa terão um diferencial quanto ao projeto pedagógico do estabelecimento de ensino, que é a preocupação com a conscientização, em relação à preservação do meio ambiente. Durante as aulas serão tratados temas como reciclagem e biodiversidade, tudo isso feito dentro de uma linguagem adaptada ao universo infantil.

Também compareceu à inauguração a filha da homenageada com o nome do Cmei, Anne Juliette de Sousa, além de uma irmã e uma neta. “Minha mãe tinha a educação na alma e no coração e dedicou 30 anos de sua vida à educação infantil”, destacou Anne Juliete.
Fonte e Foto: Site da Prefeitura do Natal

Projeto da Praça do Natal será apresentado na Exposição Internacional de Arquitetura e Urbanismo


O projeto vencedor do Concurso Público de Arquitetura para a Praça do Natal, criado pelos arquitetos de Manaus (AM) Eduardo Quintella Florêncio, Ivvy Quintella e Laurent Troost, foi selecionado para participar da Exposição Internacional de Arquitetura e Urbanismo (Expo Profissionais), que acontecerá em São Paulo (SP), no período de 31 de outubro a 6 de dezembro. O evento faz parte da programação da 8º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

O objetivo da exposição é mostrar a produção brasileira e internacional de arquitetura e urbanismo que destaca os processos de qualificação urbana e a sustentabilidade. No total, foram selecionados 150 trabalhos, que serão avaliados por júris com renome na área. O primeiro lugar receberá prêmios e menções honrosas.

O projeto da Praça do Natal defende a união entre a criatividade dos arquitetos e as principais características da cidade, como as dunas e o Morro do Careca. A estrutura terá 120 metros de altura, primará pela sustentabilidade e dará suporte a uma árvore de Natal durante as festas de fim de ano. Esses e outros detalhes serão apresentados em painéis, maquete física e no catálogo oficial da exposição.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), João Bastos, que esteve envolvido com a organização do Concurso da Praça do Natal, a ideia dos arquitetos valoriza os principais aspectos da cidade e tem potencial para ganhar destaque na exposição. “O projeto foi muito bem elaborado e se evidencia por unir a finalidade social às características mais marcantes de Natal. Tenho certeza que será muito bem visto durante a exposição”, comemora.

Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Norte, Lúcio Dantas, será uma oportunidade única para evidenciar o potencial da capital potiguar quando se fala em arquitetura. “É uma grande honra expor o projeto da Praça do Natal em uma bienal exclusiva de arquitetura. Principalmente por ter sido um trabalho escolhido de forma democrática, por concurso público nacional, que contou com iniciativa da Prefeitura do Natal”, comentou.

Fonte: Site da Prefeitura do Natal

Passe Livre chega a mais 27 linhas de Natal

O projeto "Passe Livre", que propicia ao usuário de ônibus de Natal o direito de circular em até dois coletivos pagando apenas uma passagem, chegará a mais 27 linhas de ônibus no próximo sábado, 3 de outubro.

Desta vez serão beneficiados os passageiros que utilizam as linhas que trafegam em 4 estações de transferência: Estação 01 – Centro Administrativo do Governo do Estado; Estação 02 – Potilândia; Estação 05 – Igapó; e Estação 06 – Avenida João Medeiros Filho (Estrada da Redinha).

Com essa nova etapa, agora já são 56 linhas de ônibus no total funcionando vinculadas ao projeto Passe Livre. O projeto já está implantado desde o dia 2 de maio, quando começou nas linhas vinculadas às estações 3 e 4, Carrefour e Mirassol. No dia 1º de agosto entrou em vigor nas estações 7 e 8, em frente à Rodoviária Nova, na Cidade da Esperança.

As estações de transferência continuam sendo a referência das linhas que recebem o Passe Livre, mas os usuários não precisam ficar dentro das estações para serem atendidos pelo programa. Depois de descer do primeiro ônibus "EM QUALQUER PARADA", sendo da estação de transferência ou não, o usuário terá o prazo de 1 hora para subir em outro ônibus e utilizar o NatalCard sem que essa segunda viagem seja descontada.

LINHAS DAS ESTAÇÕES (1, 2, 5 e 6) DA 3ª ETAPA DO PASSE LIVRE.

01 - CIDADE DA ESP./ GRAMORÉ/PQ. COQUEIROS/NOVA NATAL

03 - NOVA NATAL/MIRASSOL, VIA VIADUTO PTA. NEGRA

04 - AMARANTE VIA CAMPUS / MIRASSOL

08 - REDINHA/MIRASSOL

11/17 - GRAMORE/ RIBEIRA VIA PETRÓPOLIS / RIO BRANCO

13 - REDINHA/URBANA

15/16 - PAJUÇARA/RIBEIRA, VIA PETROPOLIS

26 - SOLEDADE I/PONTA NEGRA

28 - NOVA NATAL / CEFET

31 - FELIPE CAMARÃO/PIRANGI, VIA CANDELARIA/CAMPUS

33 - PLANALTO/PRAIA DO MEIO VIA BR 101

33 A - PLANALTO/P. DO MEIO/AV. H. DA FONSÊCA/CANDELÁRIA

37 - ROCAS/CIDADE SATELITE VIA PRACA

39 - CIDADE DA ESPERANÇA/RIBEIRA, VIA TIROL

45 - BRASILIA TEIMOSA CAMPUS

46 - PONTA NEGRA/RIBEIRA, VIA PRAÇA

47 - SANTOS REIS/NOVA DESCOBERTA, VIA PRAÇA

50 - SERRAMBI/SANTA CATARINA

52 - ROCAS/PIRANGI VIA ALECRIM

54 - ROCAS/PTA. NEGRA,VIA ALECRIM

63 - FELIPE CAMARÃO/CAMPUS/MIRASSOL

64 - NOVA NATAL/ RIBEIRA/ PETROPOLIS

68 - ALVORADA IV/ RIBEIRA, VIA PETROPÓLIS

72 - VALE DOURADO MIRASSOL

76 - FELIPE CAMARAO / PARQUE DAS DUNAS

79 - PARQUE DAS DUNAS/ MIRASSOL, VIA CAMPUS.

81 - VILA VERDE/RIBEIRA/PETRÓPOLIS, VIA GRAMOREZINHO

TOTAL DE LINHAS QUE SERÃO ATENDIDAS PELO PASSE LIVRE A PARTIR DESTE SÁBADO E 3 OUTUBRO

01 - CIDADE DA ESP./ GRAMORÉ/PQ. COQUEIROS/NOVA NATAL

02 - GRAMORÉ/MIRASSOL/CAMPUS/NOVA REPUBLICA

03 - NOVA NATAL/MIRASSOL,VIA VIADUTO PTA. NEGRA

04 - AMARANTE VIA CAMPUS / MIRASSOL

07 - ALVORADA IV / PONTA NEGRA

08 - REDINHA/MIRASSOL

11/17 - GRAMORE/ RIBEIRA VIA PETRÓPOLIS / RIO BRANCO

13 - REDINHA/URBANA

15/16 - PAJUÇARA/RIBEIRA, VIA PETROPOLIS

18 - BAIRRO NORDESTE/CAMPUS

19 - RODOVIÁRIA NOVA/ROCAS, VIA QUINTAS

20 - CIDADE DA ESPERANÇA/RIBEIRA, VIA AVENIDA 09

21 - FELIPE CAMARÃO AREIA PRETA

22 - FELIPE CAMARAO/ ROCAS, VIA BOM PASTOR

23/69 - FELIPE CAMARÃO/RIBEIRA, VIA PETRÓPOLIS

24 - PLANALTO/RIBEIRA VIA PRUDENTE DE MORAIS

25 - BAIRRO NORDESTE/ RIBEIRA, VIA PETRÓPOLIS

26 - SOLEDADE I/PONTA NEGRA

28 - NOVA NATAL / CEFET

29 - SOLEDADE II/VIADUTO P.NEGRA VIA N. DESCOBERTA

30 - FELIPE CAMARÃO/ PIRANGI, VIA CAMPUS CANDELÁRIA

31 - FELIPE CAMARÃO/PIRANGI, VIA CANDELARIA/CAMPUS

33 - PLANALTO/PRAIA DO MEIO VIA BR 101

33 A - PLANALTO/P. DO MEIO/AV. H. DA FONSÊCA/CANDELÁRIA

34 – Cidade da Esperança/Rocas

36 - BRASÍLIA TEIMOSA/ NOVA CIDADE, VIA CEASA

37 - ROCAS/CIDADE SATELITE VIA PRACA

38 - PLANALTO/AREIA PRETA/AV. 06

39 - CIDADE DA ESPERANÇA/RIBEIRA, VIA TIROL

40 - CIDADE NOVA MÃE LUIZA

41 - CIDADE NOVA/( FELIPE CAMARÃO ) /RIBEIRA .

44 - ROCAS/CIDADE SATÉLITE, VIA ALECRIM

45 - BRASILIA TEIMOSA CAMPUS

46 - PONTA NEGRA/RIBEIRA, VIA PRAÇA

47 - SANTOS REIS/NOVA DESCOBERTA, VIA PRAÇA

48 - SANTOS REIS/NOVA DESCOBERTA/ALECRIM, VIA CAMPUS

50 - SERRAMBI/SANTA CATARINA

51 - ROCAS/ PIRANGI, VIA PRAÇA

52 - ROCAS/PIRANGI VIA ALECRIM

54 - ROCAS/PTA. NEGRA,VIA ALECRIM

587 - ALIMENTADOR FELIPE CAMARAO GUARAPES

59 - GUARAPES BRASILIA TEIMOSA

60 - PAJUÇARA / MIRASSOL

63 - FELIPE CAMARÃO/CAMPUS/MIRASSOL

64 - NOVA NATAL/ RIBEIRA/ PETROPOLIS

65 - SERRAMBI/RIBEIRA, VIA PRAÇA/ALECRIM/QUINTAS

66 - PONTA NEGRA/ CIDADE DA ESPERANÇA

68 - ALVORADA IV/ RIBEIRA, VIA PETROPÓLIS

71 - FELIPE CAMARAO PETROPOLIS

72 - VALE DOURADO MIRASSOL

73 - SANTARÉM/PONTA NEGRA, VIA ITAPETINGA

76 - FELIPE CAMARAO / PARQUE DAS DUNAS

77 - PARQUE DOS COQUEIROS / MIRASSOL VIA CAMPUS

79 - PARQUE DAS DUNAS/ MIRASSOL, VIA CAMPUS.

81 - VILA VERDE/RIBEIRA/PETRÓPOLIS, VIA GRAMOREZINHO

83 - FELIPE CAMARÃO / P. NEGRA

Fonte: Site da Prefeitura do Natal