terça-feira, 22 de setembro de 2009

Auditores do Tesouro de Natal apresentam proposta da Lei Orgânica do Fisco municipal


Os auditores fiscais do Tesouro do Município do Natal reuniram-se na tarde desta terça-feira (22), com a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, quando trataram da implantação na cidade da Lei Orgânica do Fisco. Segundo o presidente da Associação dos Auditores do Tesouro Municipal (Asan), Wellington Moreira Almeida, esta lei promoverá um ordenamento ao trabalho dos auditores. “Conseqüentemente também estimulará o aumento da arrecadação do poder público.

A chefe do executivo natalense disse que tudo que for feito com o intuito de melhorar a arrecadação do município será bem vindo. “Principalmente porque as cidades brasileiras passaram por uma diminuição na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios”, ressaltou Micarla de Sousa.

A prefeita do Natal disse ainda que a medida que a administração avança e o tempo passa, surgem metas cada vez maiores. “Um exemplo disse é a área da saúde, onde comprometemos 30% do orçamento e mesmo assim percebemos que as demandas exigem um investimento ainda maior”, ressaltou Micarla de Sousa.

Quanto a Lei Orgânica do Fisco, a prefeita disse que tem todo o interesse em sua viabilização, mas que durante os próximos 10 dias analisará a normatização proposta para dar uma resposta aos auditores do Tesouro Municipal. “Tratarei do assunto com os secretários municipais de Tributação (Semut), Francisco de Paula Schettini e de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), Roberto Lima, (presentes à reunião, junto com o líder da prefeitura na Câmara Municipal, vereador Enildo Alves) e depois entrarei em contato”, afirmou a prefeita do Natal.

O presidente da Asan, Wellington Moreira, disse ainda que Natal antecipa-se à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 233 em tramitação no Congresso Nacional, que cria a Lei Orgânica Nacional do Fisco. Para Natal, “esta lei otimizará todo o trabalho do Fisco Municipal e em consequência melhorará a arrecadação da máquina pública”, afirmou Wellington Medeiros.

Fonte: Site da prefeitura do Natal

20 comentários:

  1. esta lei tem que existir mesmo. natal estã muito araasado em relaçao ao resto do paIS.

    ResponderExcluir
  2. NATAL PRECISA MELHORAR MUITO. ATÉ MOSSORÓ ESTÁ MELHOR, OUVIR FALAR.

    ACHO QUE COM UM SERVIÇO DE QUALIDADE QUANDO VAMOS PAGAR OS IMPOSTOS E MELHORIAS NA CIDADE PAGARIAMOS COM MAIS GOSTO.

    VCS JÁ VIRAM O PRÉDIO DA SEMUT? PRECÁRIO DEMAIS.

    ResponderExcluir
  3. Otimização do recursos humanos e encremento na arrecadação.
    A arrecadação é o coração de qualquer ente estatal, a melhoria das condições de trabalho tem resultado direto nas contas estatais e numa melhora da qualidade de vida de todos.
    Natal é cidade sede da Copa do Mundo, hora de pensar grande, hora de investir...
    Muito bom saber que há um canal aberto com a Prefeita.

    ResponderExcluir
  4. Está mais que na hora de se pensar em modernizar a administração do FISCO de Natal. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que esse projeto é de suma importância, pois é de conhecimento de todos que o investimento em fiscalização é algo de retorno garantido e praticamente imediato, com os auditores trabalhando estimulados a arrecadação aumenta e a prefeitura, consequentemente, terá mais recursos para investir nos seus serviços essenciais.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que interessante a notícia! Na construtora que trabalho sou responsável pelos pagamentos dos tributos e pleiteio as restituições. Em nenhuma capital me sinto tal mal em ir a uma Secretaria de Tributação com na Cidade Noiva do Sol, Natal, pois é tudo sucateado, as mesas, banheiros tudo podre e essa é forma de extenar como trata os auditores e por consquência eles trabalham desestimulados e deve haver perda de arrecadação. Será que a metamoforse que a administração se propões vai acontecer agora? Ou o símbolo da Borboleta só ficará no colar da prefeita? Nas outras capitais o municípo investe nos Auditores e nas Secretarias para arrecadar mais. Mossoró é beeeem melhor que Natal. Vamos torcer para que a administração tenha visão de primeiro mundo, afinal que trabalha com estrangeiros fica constrangido em levá-los para a Tributação de Natal, pois em lugar nenhum do mundo tem auditores na situação que Natal tem.

    ResponderExcluir
  7. Outro dia fui até ao Plantão Fiscal da SEMUT e não tinha papel para impressora. Procurei por um processo e estava num setor que não tinha chefe a vários meses e por isso não andava. A estrutura física nem se fala.

    Pelo que li acima, os auditores de Natal estão ganhando pouco e aumentar a arrecadação com auditor insatisfeito é muito difícil e sem condições de trabalho é impossível.

    Esperamos que pelo menos o Fisco de Natal tenha estrutura para nos atender com respeito e eficiência, pois não ter papel é o cúmulo e processos parados por falta de chefe é um absurdo. Pago o meu ISS em dia e gostaria de receber o devido tratamento.

    Esperamos que a nossa querida prefeita, em quem votei com muita esperança, siga o exemplo do governo de estado, que modernizou o fisco.

    ResponderExcluir
  8. ESTIVE HOJE NO ITIV E OUVI OS COMENTÁRIOS SOBRE ESSE BLOG E ESSA REPORTAGEM QUE ESTÁ NA PÁGINA OFICIAL DA PREFEITURA DE NATAL.
    PARA A GENTE QUE PAGA OS IMPOSTOS E TEM CONTATO COM OS AUDITORES QUANDO PEDIMOS REAVALIAÇÃO SABEMOS QUE A NOTÍCIA TROUXE OUTRO ÂNIMO NO SECRETARIA HOJE.
    PARABÉNS MICARLA, SEU FÁ ELEITOR.
    ANDRÉ

    ResponderExcluir
  9. A Prefeita deveria seguir os passos da nossa Governadora: investe nos auditores fiscais para ter mais dinheiro, para fazer mais obras, para ser melhor vista pela população, para se candidatar a reeleição, para depois ser governadora, depois senadora...
    Só pra ficar no último concurso, a governadora chamou 148 auditores, enquanto a Prefeita não chegou a 15.

    ResponderExcluir
  10. como esta prefeitura quer que eu pague os impostoa se a secretaria estã em ruinas.

    ela nÃO INVESTE nem no próprio prédio, imagine na cidade

    ResponderExcluir
  11. CONCORDO COM FORTALEZA, MAS O PRÉDIO, INSTALAÇÕES FÍSICAS E SANITÁRIAS DO PRÉDIO NÃO SÃO OBSERVADAS HÁ ANOS, É RESULTADO DE VÁRIAS ADMINISTRAÇÕES SEM VISÃO EMPREENDEDORA, MAS O MAIS IMPORTANTE É

    O INVESTIMENTO NOS RECURSOS HUMANOS, PORQUE O QUE MOVE, O QUE ALIMENTA TODA A MÁQUINA DE NATAL SÃO OS AUDITORES E OS SERVIDORES.

    COMO NATAL VAI CUSTEAR A SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO SEM UMA ARRECADAÇÃO EFICIENTE?

    O MEU VOTO EM MICARLA FOI UM VOTO DE CONFIANÇA NA VISÃO SENSÍVEL E CRÍTICA QUE ELA APRESENTAVA ENQUANTO ERA OPOSIÇÃO DE CARLOS EDUARDO AINDA INVESTIDA DO CARGO DE VICE PREFEITA.

    ENTÃO NÃO SÃO 9 MESES DE GESTÃO, PELO MENOS HÁ 4 ANOS E NOVE MESES QUE MICARLA PARTICIPA DE PERTO DAS QUESTÕES QUE ENVOLVE NOSSA CIDADE, ATÉ PORQUE ANTES DE SER PREFEITA MICARLA ERA CONTRIBUINTE E COMO CONTRIBUINTE DEVERIA TER A VISÃO AMPLA DA SITUAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO.

    O MEU VOTO E DE MINHA FAMÍLIA EM MICARLA NÃO PODE TER SIDO UM ERRO COLETIVO.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. pago meu iptu bem certinho todo ano e não vejon melhorias no meu bairro - alecrim-- está um caos, tudo sujo e abandonado.

    agora todo ano vou naquela semut parcelar meu iptu. onde nao tem nem cadeira pra gente esperar, tudo acabado.

    espero que esta prefeita melhore nossa cidade.

    ResponderExcluir
  14. O município tem que investir no servidor. Para ter boas cabeças pensando, precisa valorizar através de condições de trabalho e salário.

    Essa lei vai ser um marco na administração de Micarla. Vai ser pioneira.

    ResponderExcluir
  15. Aquele prédio da Semut encontra-se em péssimas condições.

    ResponderExcluir
  16. Será que essa questão é objeto de preocupação da Prefeita? Nós não escutamos qualquer posicionamento da Gestão e nenhuma atitude efetiva. Vemos só remoer a questão dos medicamentos e mais nada...

    ResponderExcluir
  17. “ Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de
    pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.
    § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:
    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira”

    O fiscal é o detentor de uma das funções mais complexas do serviço público. A variedade de suas atribuições e a enorme gama de responsabilidades que seu cargo abarca justificam um profissional altamente valorizado, pelos governos e pela sociedade.

    ResponderExcluir
  18. "A NOSSA EMPRESA PRECISA DOS SERVIÇOS DA SECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO, COMO POR EXEMPLO CERTIDÕES, E FICAMOS SEM ACREDITAR QUE ESTAMOS ENTRANDO NA SECRETARIA QUE É O CORAÇÃO DA CIDADE, POIS O PRÉDIO E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS AUDITORES E SERVIDORES NÃO EXISTE EM OUTRO LUGAR. SEMUT VAI VIRAR FOLCLORE SE ESSA GESTÃO NÃO MUDAR A MENTALIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. BOA SORTE PREFEITA, QUE VOCÊ TENHA ÊXITO E DEDIQUE-SE A CAUSA."

    ResponderExcluir
  19. Acredito que a nobre Prefeita ainda não entendeu que, para otimizar os serviços com a saúde pública, se faz necessario, antes de tudo, conceder melhores condições de trabalho, seja interna ou externamente, para os auditores (SEMUT), responáveis por uma das maiores receitas do município.

    ResponderExcluir
  20. Será que nossa cidade vai cediar a Copa?
    A forma como a Prefeitura vem tratando a Tributação sinaliza que não tem interesse em melhorar a infra de Natal, pois Cidade que não arrecada e nem gerencia seus recursos e servidores não prospera.
    Pelo noticiário e como contribuinte me surpreende ler nesse blog que copiou a matéria da Página Oficial da Cidade do Natal e observar que a consciência política e o movimento de reverter a realidade partiu dos servidores.
    Será que haverá algum entendimento entre o intersse público e os Administradores do Município?

    ResponderExcluir