quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mutirão de limpeza muda imagem das ruas de Nova República


A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) concluiu nesta quinta-feira (23/07) o Mutirão de Limpeza do loteamento Nova República. Durante dez dias 60 garis realizaram serviços de varrição, capinação e coleta do lixo espalhado pelas ruas do bairro.

O objetivo da Companhia que é retirar o lixo acumulado em terrenos baldios, pontos de lixo identificados em todas as regiões da cidade, além de fazer a limpeza dos canteiros, está sendo alcançado.

Os moradores de Nova República reconhecem o benefício que o Mutirão de limpeza trouxe para o bairro. “Estou muito satisfeito com o serviço dos garis, o nosso bairro precisava dessa limpeza. Hoje a gente percebe que a imagem que se tem das ruas é outra”, afirmou João Maria Souza, comerciante da região.

Independente dos mutirões de limpeza a Urbana mantém a coleta de lixo domiciliar atendendo à população três vezes por semana. Nesta quinta-feira (23/07) já foi iniciado um trabalho de limpeza na Avenida João Medeiros Filho (estrada da Redinha).
Reportagem extraída do Site da Prefeitura do Natal

“Com as chuvas que caem na cidade, o mato cresce muito rápido pelos canteiros e o controle deste serviço fica mais difícil. Mas, estamos fazendo o possível para controlar este acúmulo. Intensificamos o trabalho de capinação em toda as regiões", explicou Francisco Costa, Diretor de Operações da Urbana.

Natal será Cidade Amiga da Amazônia

A Prefeitura de Natal entra hoje em um seleto grupo de municípios brasileiros que fazem parte do projeto Cidade Amiga da Amazônia (CAA), criado pela organização não-governamental Greenpeace e, atualmente, administrado no Brasil pela Fundação Getúlio Vargas. A solenidade de adesão da capital potiguar ao programa, acontece na tarde desta quinta-feira, a partir das 15h30, no Palácio Felipe Camarão.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Kalazans Bezerra, o objetivo do projeto é criar mecanismos nos diversos municípios brasileiros tendo em vista o combate a utilização de madeira ilegal oriunda da Amazônia, trabalhando no sentido de encontrar formas de desenvolvimento sustentável para a cidade.

“A Amazônia é uma região de grande importância para o mundo inteiro. Hoje, as principais autoridades ambientais do planeta estão voltadas para encontrar formas de preservação do meio ambiente. Como Natal visa ser referência no país em termos de sustentação, dará todo o apoio político para o projeto, assim como aprenderá com isso a melhorar nosso ambiente, adotando alguns conceitos de sustentabilidade”, disse Kalazans.

Lei
O CAA cria uma legislação municipal que elimina a madeira de origem ilegal e de desmatamentos criminosos de todas as compras municipais. Com isso, o programa deve ajudar a desenvolver condições de mercado para a madeira produzida de forma sustentável na Amazônia.

Atualmente, a maior parte da madeira amazônica é produzida de forma ilegal e predatória. Quem extrai madeira ilegalmente não paga impostos, remunera mal seus empregados e invade áreas públicas ou protegidas para conseguir a matéria-prima.

Quando uma Prefeitura se torna Cidade Amiga da Amazônia, está contribuindo para mudar este quadro, deixando de incentivar a indústria madeireira que destrói ilegalmente a Amazônia e passará a beneficiar empresários que estão realmente comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região.

Após a assinatura do Termo de Compromisso, será estabelecido um grupo de trabalho que reunirá representantes da administração municipal e da sociedade civil, sendo encarregado de elaborar a legislação da cidade e definir o melhor instrumento jurídico para implementá-la. A lei deverá ser apresentada à Câmara dos Vereadores e aos demais setores sociais para discussão e informação. Todo o conteúdo do CAA é cedido gratuitamente aos municípios interessados em participar do programa. O único investimento será na formulação da lei municipal.
Reportagem extraída do Site da Prefeitura do Natal

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Dia 30/07 estreia o "Mês da Comunidade"

Gente querida do blog Prefeita Micarla de Sousa, é com muito orgulho que anuncio mais uma vez um novo conceito feito para as comunidades da cidade do Natal, dia 30/07 a primeira comunidade a colocar a cara no blog com suas reivindicações, pedidos e agradecimentos serão nossos amigos do Igapó, espero que possamos ajuda-los com seus pedidos e projetos para o bairro, tenham a certeza que todos os pedidos serão cuidadosamente vistos por parte da Prefeitura, que começará a olhar as comunidades pelos olhos dos seus proprios moradores aguardem até 30/07 e continuem olhando nosso blog e deixando seus pedidos e reclamações aqui é o caminho mais fácil que temos para mostrar a realidade a nossa prefeita.
Atenciosamente:

Rodrygo Klyngerr

Novos secretários tomam posse prometendo integração entre suas pastas


Dentro do processo da reforma administrativa da Prefeitura do Natal, tomaram posse às 16 horas desta terça-feira (21), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, seis auxiliares da prefeita Micarla de Sousa. Entre eles, o secretário de Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sérgio Fernando Leocádio Teixeira.
Foram empossados também, Iracy Góis de Azevedo, para Secretária Municipal de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig), João Paulo Machado Galvão, como Ouvidor Geral do Município do Natal, Manoel Digézio da Costa, como presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município do Natal (Natalprev), Carlos Antônio de Paiva, diretor geral do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon – Natal) e Francisco Rodrigues de Carvalho Neto, vice-presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

“Esse é um dia especial, pois estamos colocando para fora do papel mais uma etapa das idéias que planejamos para nossa gestão. Destaco aqui a área da defesa social, que diferentemente da segurança pública, que se preocupa com o delito já ocorrido, procura trabalhar a prevenção, inibindo a violência urbana em nossa cidade”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

A pasta da defesa social buscará ainda agir integrada com outros órgãos do executivo municipal. “Até porque a questão da segurança também se resolve a partir de ações conjuntas com os setores da educação, saúde, esportes, cultura, entre outras”, afirmou Sérgio Leocádio.

“Nosso papel é servir como disseminador da cultura na capital, apoiando as atividades dos mais diversos grupos que formam a identidade cultural de nosso povo. A Funcarte é a porta de entrada cultural de Natal e é sabendo dessa responsabilidade que temos levantado esta bandeira”, afirmou Rodrigues Neto.

Comunidades
Com relação a Serig, a prefeita do Natal disse que esta secretária terá o grande papel de fazer o elo entre o executivo municipal e as comunidades, juntamente com outros poderes políticos constituídos. “Teremos em cada uma das regiões administrativas da cidade uma sub-prefeitura, que promoverá uma abertura direta com as comunidades”, destacou Micarla de Sousa.

A prefeita do Natal lembrou ainda da importância da criação da Ouvidora municipal, a primeira da cidade do Natal. “Será uma estrutura para ouvir o clamor da população”, informou Micarla de Sousa.

O ouvidor João Paulo disse que sua pasta fará um trabalho de desburocratização dos serviços da Prefeitura do Natal. “Fizemos uma pesquisa e já catalogamos cerca de 3 mil serviços prestados pelo executivo municipal, que terá um número único de telefone para população, o 156”, informou João Paulo.

Secretariado:
Carlos Antônio Araújo de Paiva -Diretor Geral do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon- Natal
Funcionário público estadual durante 22 anos. Atua na área em defesa do consumidor há 12 anos, tendo participado de vários cursos com certificado da Escola Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Está se graduando em Direito.

Manoel Digézio da Costa -Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Natal - Natalprev
Advogado especializado em Direito Administrativo e Direito Previdenciário, com vários livros publicados na área. Participou da comissão do Estado da reforma administrativa do governo Tarcísio Maia. Foi ainda diretor financeiro do Detran, coordenador jurídico do Itep, assessor jurídico da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, procurador geral do município de Extremoz, editor chefe da editora F3D. Manoel Digézio foi também organizador e editor da legislação federal de alguns estados, como Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Foi indicado duas vezes pela Ordem dos Advogados do Brasil (0AB), para concorrer ao cargo de desembargador do Ministério da Justiça e do Trabalho pelo reconhecimento e qualificação na advocacia por mais de dez anos.

João Paulo Machado Galvão -Ouvidor Geral do Município do Natal
Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com pós-graduação em gestão executiva pela Fundação Getúlio Vargas/SP, 1998-2005; Gestor logístico da Folha de São Paulo, Editora Globo e Editora Três para o RN 2005-2009. Diretor comercial do Supermídia Brasil, hoje a maior mídia alternativa do RN, que atua com várias empresas.

Francisco Rodrigues de Carvalho Neto - Vice-presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte)
Formado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo pela UFRN, atua há 25 anos em mídia impressa e televisiva do Estado. Foi diretor de jornalismo da TV Ponta Negra, afiliada do SBT durante 10 anos, no período de 1997 a 2007. Foi assessor parlamentar da então deputada Micarla de Sousa na Assembléia Legislativa de 2007 a 2008. É o atual diretor estadual de comunicação do Partido Verde (PV).

Sérgio Fernando Leocádio Teixeira -Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social - Semdes
Membro do grupo de estudo da Cruz Vermelha Internacional na transversalização das normas internacionais dos direitos humanos para América Latina, membro do Tribunal de Justiça Esportiva do RN, delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, tendo exercido a titularidade de várias unidades e diretorias da Polícia Civil do RN. Foi ainda diretor geral da Academia de Polícia Civil do RN (Acadepol).

Iracy Góis de Azevedo -Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Governança Solidária - Serig
Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pós-graduação em Planejamento Operativo. Foi superintendente do Instituto de Estatística e Informações e assessora especial do IDEC (Atual Idema). Foi também secretária de Administração da Prefeitura de Ceará-Mirim e chefe de gabinete do ex-deputado estadual Paulinho Freire, atual vice-prefeito do Natal.Iracy Azevedo participou também da elaboração e coordenação de análise conjuntural da economia do RN. Foi coordenadora do Circuito Cultural Petrobras. Realiza também trabalhos de assistência direta à comunidades de Natal com apoio à lideranças comunitárias.
Reportagem extraída do Site da Prefeitura do Natal

sábado, 18 de julho de 2009

Potencialidades do RN são apresentadas na Semana de Lisboa em Natal


Com a sala “Topázio”, do Hotel Sehrs, lotada de empresários portugueses e potiguares, foi realizado na manhã deste sábado (18), o “Intercambio de Potencialidades”, evento integrante da Semana de Lisboa em Natal. A prefeita Micarla de Sousa abriu a reunião lembrando a importância de se promover um evento dessa dimensão, vez que a iniciativa abre as portas para o entendimento e a negociação entre empresas natalenses e de Lisboa.

O empresário português, Francisco Coelho, diretor da construtora Monte Adriano, destacou que a sua empresa tem interesse em participar das obras estruturais voltadas para Copa de 2014 – até mesmo do novo estádio, O Arena das Dunas, que sediará os jogos do mundial de futebol.

O secretário de Planejamento do estado, Wagner Araújo, fez uma ampla apresentação sobre as potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte aos empresários de Portugal. Além de turismo, Araújo mostrou ‘cases’ nos setores como os de fruticultura, pecuária, indústria/confecção e apresentou alguma das estratégias de desenvolvimento que está em curso nas diversas regiões do Estado.

Também presente ao evento, a governadora Wilma de Faria disse que a parceria entre Natal e Lisboa era importante não apenas na área cultural, cmo também no ponto de vista social e econômico. “Em termos de desenvolvimento da economia, o RN é um dos primeiros estados do Nordeste e, aqui, temos empresários que são muito importantes para isso, que mostram tudo o que temos no estado. O RN está de portas abertas para os portugueses”, disse a governadora.

Para o secretário de Turismo de Natal, Francisco Soares Júnior, o intercambio técnico e comercial propiciado pela realização da Semana de Natal em Lisboa está tendo prosseguimento agora, por ocasião da Semana de Lisboa em Natal, através da presença na capital potiguar de empresas portuguesas.

Soares Júnior destacou ainda que, na área de cooperação técnica, por exemplo, o presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), sediado em Lisboa, Carlos Matias Ramos, já estuda uma forma de desenvolver um acordo de cooperação técnica, envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e objetivando a elaboração dos estudos técnicos para a implementação de projeto de contenção do avanço do mar e recuperação das praias de Ponta Negra e Praia de Meio.

Prefeito de Lisboa mostra potencialidades da cidade para natalenses

Após a apresentação do secretário Vagner Araújo, foi a vez do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa mostrar os atrativos da cidade para os investidores natalenses. O lisboeta destacou o fato dos brasileiros terem em Portugal os mesmos direitos dos portugueses, o que facilitaria a entrada e o investimentos no pais.

“Em nenhum outro país do mundo, os brasileiros vão se sentir em casa como em Portugal, portanto, quando pensarem em investir, pensem em Lisboa”, afirmou.
António Costa disse que Lisboa está localizada em uma região estruturada e voltada para serviços, com recentes investimentos na área de Turismo, principalmente após a realização da Eurocopa de 2004. “Além disso,Lisboa é um dos mais importantes destinos para realização de congressos, estamos no sexto lugar nesse quesito”, destacou. do avanço do mar e recuperação das praias de Ponta Negra e Praia de Meio.
Reportagem extraída do Site da Prefeitura do Natal

Deputados municipais portugueses conhecem projetos educacionais de Natal


Os alunos da Escola Municipal Professora Vera Lúcia, no Parque das Dunas, zona Norte de Natal, receberam às 17 horas desta sexta-feira (17), a visita do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa e da Prefeita do Natal, Micarla de Sousa. A chefe do executivo natalense apresentou à comitiva portuguesa, formada também por deputados municipais de Lisboa, os novos fardamentos entregues aos estudantes da rede municipal de ensino, assim como o programa merenda em casa.

Em retribuição, o presidente António Costa, em nome da Prefeitura de Lisboa, doou ao estabelecimento de ensino, 24 livros paradidáticos infantis e infanto-juvenis, todos de autores portugueses, como o livro da deputada municipal de Lisboa, que integra a comitiva portuguesa em Natal, intitulado “O meu primeiro Fernando Pessoa”.

Entre os livros doados, sete exemplares de autores potiguares enviados pela Prefeitura do Natal para escola, publicados pela Coleção Letras Natalenses e a Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. São livros como o “Sétimo Livro de Elegias” de Márcio de Lima Dantas, o “Poesia (1998 – 2007)”, de Adriano de Sousa, “Letras do Éter”, de Flávio Rezende, entre outros.

“Estes livros serão doados para biblioteca da escola, como forma da Câmara Municipal de Lisboa incentivar a cultura entre os estudantes natalenses, que assim terão a oportunidade de conhecer autores portugueses”, ressaltou Micarla de Sousa.

Segundo a diretora da Escola Municipal Professora Vera Lúcia, Maria José dos Santos, serão beneficiados 762 estudantes, distribuídos entre os ensinos infantil (104) e fundamental (658), que têm entre 4 e 22 anos de idade.

Já o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, destacou a visita à escola municipal Professora Vera Lúcia. “Esta visita faz parte do intercâmbio que estamos promovendo entre as duas cidades. Da mesma forma que a prefeita Micarla de Sousa constatou experiências educacionais em Lisboa, viemos aqui conhecer o trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Natal no setor da Educação”, afirmou António Costa.

Compareceram à visita, além dos integrantes da comitiva portuguesa, o secretário municipal de Educação (SME), Elias Nunes, os vereadores Ney Lopes Júnior, Albert Dickson, Edivan Martins e o deputado estadual Gilson Moura.
Reportagem extraída do Site da Prefeitura do Natal

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Lisboa Cidade Natal


Gente está sendo um sucesso a vinda da comitiva de Portugal a Natal, essa vinda dos nossos colonos e amigos é um grande gol de placa da administração Micarla de Sousa, pois com esta visita a nossa prefeita da um cala-te boca a todos que criticaram a ida da prefeita com uma comitiva no inicio do mês a Lisboa, todos souberam criticar porém não souberam elogiar por exemplo a grande exposição que Natal teve em uma grande revista de circulação da Europa com uma reportagem com 20 paginas destinadas ao turismo, gastronomia, artesanato e potencialidade economica, será que agora os que se dizem elite politizada calará a boca e ajudará nossa prefeita a administrar Natal ou continuaram criticando e torcendo contra o desemvolvimento da nossa cidade?
Atenciosamente Rodrygo Klyngerr

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Prefeitura dá boas vindas à comitiva portuguesa


Ao desembarcarem nesta quinta-feira (16) no aeroporto Augusto Severo, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e parte da comitiva formada por assessores diretos e empresários portugueses, encontrarão a mesma receptividade de boas-vindas oferecida à prefeita Micarla de Sousa em Lisboa no dia 24 de junho.

No setor de desembarque, dois painéis de dupla face homenageam os visitantes com a inscrição “Natal dá boas vindas aos irmãos portugueses”. As boas-vindas visuais vão além do terminal aeroportuário. Na BR 101, 80 bandeiras do Brasil, Natal, Portugal e Lisboa foram afixadas ao longo do percurso até o Viaduto do Quarto Centenário.

Nos principais logradouros da capital 14 outdoors foram distribuídos. As peças publicitárias, que têm como título “Lisboa & Natal - Unidas no comércio, na cultura e no turismo”, exibem dois dos principais cartões postais de ambas as cidades - a ponte 25 de Abril, de Lisboa, e a praia de Ponta Negra.

Estande no Midwall Mall

Até a próxima terça-feira (21), potiguares e turistas poderão conhecer um pouco do turismo, da cultura e peculiaridades de Portugal, por meio de um estande de promoção turística que irá funcionar no andar térreo do shopping Midway Mall.

No local, operadoras e agências de viagens estarão presentes mostrando ao visitante o destino Portugal como produto turístico.
Extraído do Site da Prefeitura do Natal

Prefeitura de Natal reivindica recursos para drenagem e saneamento do San Vale


O Ministério das Cidades se comprometeu a pleitear, junto ao Gabinete Civil da Presidência da República, a liberação de recursos que viabilizará as obras de drenagem e saneamento na área do San Vale, zona Sul de Natal. O compromisso foi assumido pelo ministro da pasta, Márcio Fortes, em audiência realizada em Brasília na noite desta quarta-feira (15) com a prefeita Micarla de Sousa.

O encontro, que começou por volta das 19 horas, teve a reivindicação dos recursos para o projeto como pauta exclusiva. As obras, que custarão ao Governo Federal R$ 72 milhões já haviam sido autorizadas pelo ministro das Cidades, mas acabou parando seu tramite no Gabinete Civil.

Entre os argumentos utilizados para a não liberação do dinheiro, está o fato da capital potiguar não ter sofrido nenhuma grande enchente este ano, ao contrário de outras cidades do país. Diferentemente do que aconteceu em 2008, a cidade agüentou as fortes chuvas destes primeiros seis meses de 2009, devido as iniciativas adotadas pelo executivo, como a limpeza das ruas e das lagoas de captação.

Mas, a prefeita argumentou que o fato da cidade ter tomado providências com seus próprios recursos não poderia retirar dela o benefício. “Natal não pode ser penalizada por ter feito seu dever de casa”, disse Micarla de Sousa. Além disso, foi mostrado ao ministro que a rede de esgotos atual da cidade é muito antiga, já que são quase 20 anos sem grandes reformas.

O ministro afirmou que levaria o pleito para a ministra Dilma Rousseff, do Gabinete Civil, para re-incluir o projeto na lista de obras do Governo. Na audiência, a prefeita Micarla de Sousa esteve acompanhada do Secretário Municipal de Planejamento, Augusto Carlos Viveiros.
Reportagem extraída do Site da Prefeitura do Natal

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Prefeitura assegura investimentos do Ministério da Saúde em Natal


O Ministério da Saúde assegurou que construirá em Natal, até o final do ano, duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), novo modelo de atendimento a população, já existentes em cidades do Sul do país. A notícia foi confirmada pela assessora especial do órgão federal, Teresa Cristina Lins do Amaral, que se reuniu por volta das 9h desta quarta-feira com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, onde foram discutidos os projetos em andamento no município.

No encontro, que durou mais de duas horas, a especialista revelou que o Governo Federal pretende construir 500 UPA’s em todo o país. A previsão é que quatro dessas unidades sejam instaladas no Rio Grande do Norte, sendo duas na capital. A prefeita esteve acompanhada do secretário-adjunto de Planejamento, Silvio Eugênio de Araújo.

Além disso, a prefeita abordou a questão da reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses de Natal, que está situado atualmente ao lado do Hospital da Mulher, na zona Norte. O objetivo da prefeitura é conseguir transferir a unidade para outro prédio, eliminando assim quaisquer fatores de risco para as pacientes que precisarem do atendimento na unidade feminina.

Com Rogério Sugai, técnico do Ministério da Saúde, a prefeita de Natal conheceu o SISED, sistema de computador que permite maior controle e regulação de atividades da secretaria. Rogério, que é responsável por um projeto piloto desse sistema de prontuário eletrônico, expôs os benefícios da ideia para a prefeita.

Medicamentos
A questão dos medicamentos da Prefeitura de Natal, também esteve na pauta da reunião no Ministério da Saúde. A prefeita Micarla de Sousa comunicou a assessora do Ministério da Saúde as iniciativas tomadas pela gestão municipal para solucionar os problemas na estocagem de medicamentos.

Entre as decisões adotadas pela Prefeitura, foi informada ao Ministério da Saúde a parceria firmada entre o executivo e o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam), órgão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A iniciativa foi elogiada pela representante do Ministério da Saúde.
Entrevista retirada do Site da Prefeitura do Natal

Inauguração do Mirante da Gente marca aliança entre Natal e Lisboa


A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), entrega nesta sexta-feira, 17 de julho, às 18h, a revitalização do Mirante da Gente. Trata-se de um pontilhão de 630 metros de extensão que avança pelo mar e, por isso, proporciona uma visão de 360º da capital, permitindo que o visitante observe o rio Potengi, a praia da Redinha, o Forte dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro de forma privilegiada.

A entrega do Mirante da Gente será realizada pela prefeita Micarla de Sousa e contará com a participação do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (cargo equivalente ao de prefeito de municípios brasileiros), Antônio Costa. Na ocasião, o local também ganhará o título de Marco Portucale, em honra ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa. A homenagem é inspirada no reino que deu o nome a Portugal.

O objetivo é reforçar as relações entre os dois países, sendo mais um passo importante na busca pela consolidação da parceria institucional, comercial, turística e cultural entre as cidades irmãs Natal e Lisboa. “O Marco Portucale no Mirante da Gente materializa toda essa proposta de estreitar ainda mais os laços entre as duas cidades, já que a estrutura avança pelo mar e propõe uma aproximação efetiva”, reforça o secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos.

Para revitalizar o espaço, foram investidos R$ 120 mil. O Mirante foi construído pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e a reforma realizada pela Semsur foi solicitada junto à Capitania dos Portos, que autorizou esse trabalho de revitalização. Os procedimentos adotados envolveram recuperação da iluminação, pintura, pavimentação, instalação de bancos e lixeiras e novo projeto paisagístico.
Entrevista retirada do Site da Prefeitura do Natal

terça-feira, 14 de julho de 2009

Prefeito de Lisboa e comitiva chegam a Natal na quinta-feira


Gente chega a Natal nesta quinta-feira (16), o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa( cargo equivalente ao de prefeito de municipios brasileiros) o sr Antônio Costa, esta visita é uma contrapartida a Semana de Natal em Lisboa, realizada de 25 a 30 de junho em Portugal. A população local terá a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos, a cultura e a gastronomia de Portugal, através de um estande que será implantado no shopping Midway Mall. Esse evento da "Semana de Lisboa em Natal", vem mostrar a toda cidade que investimentos são necessários em turismo, olha como Natal será divulgada novamente em Portugal em toda a Europa, gerando empregos e renda a população daqui e de lá também, isso é trabalho sério chega de provocações.

Texto de Rodrygo Klyngerr

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Investimento em saúde


Gente olha que maravilha de noticía, a prefeitura entregou na manhã desta segunda-feira (13), sete(7) novas motocicletas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, com isso devem se dar mais rapidos os atendimentos de urgências e emergências na saúde pública municipal.

As motos foram entregues na sede do Samu, em Lagoa Nova, pela prefeita de Natal Micarla de Sousa, a solenidade contou com a presença da Senadora Rosalba Ciarlini (DEM), do Vereador Enildo Alves(PSB), fundador do serviço há cerca de 7 anos e da Secretária Municipal de Saúde(SMS), Ana Tânia Sampaio.

"A chegada dessas motos fará com que consigamos ter ainda mais agilidade no atendimento da população. Hoje temos um aumento inegável de veículos no trânsito, assim como de acidentes. Com isso, o tempo é fundamental para esse atendimento. O objetivo da prefeitura é justamente este, salvar vidas", disse a prefeita.

A prefeitura já investiu 28% do orçamento em saúde, quando o município é obrigado a destinar apenas 15% dos seus recursos para o setor, conforme prevê a Constituição Federal. Além disso Micarla anunciou que a prefeitura assumirá a construção das duas primeiras Unidades de Pronto Atendimento(UPA), o que representará um investimento de R$ 6 milhões de reais em recursos proprios. "Nós queremos as cinco(5) UPA's e vamos montar estas duas primeiras para mostrar ao Ministério da Saúde a necessidade que temos desses serviços" finalizou a prefeita.
Texto de Rodrygo Klyngerr com entrevista extraída do Site da Prefeitura do Natal

Astronauta brasileiro convida Prefeitura para participar de projeto de educação tecnológica


Gente na tarde desta segunda-feira (13) a prefeita do Natal se reuniu com o astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que convidou oficialmente Natal para fazer parte do Circuito Internacional First( For Inspiration and Recognition of Science and Technology) em português( Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia).

"Poder trabalhar com educação é um privilégio e a profissão de professor é a mais agradável", revelou Pontes.

De acordo com o astronauta, esta é uma alternativa para manter os alunos ocupadps no contraturno, com trabalho em equipe.Sua proposta é divulgar pelo Brasil a First.

"Nós temos interesse de incluir Natal no calendário da First e da robótica. A ciência é uma grande forma de desemvolver a inteligência da criança", comentou a chefe do executivo natalense.
Texto de Rodrygo Klyngerr com trechos da entrevista do Site da Prefeitura do Natal

sábado, 11 de julho de 2009

Novidades no Blog Prefeita Micarla de Sousa

Oi galera venho comunicar a todos que apartir deste mês iremos divulgar as comunidades de toda a cidade, mostrando problemas e reivindicações da população a prefeitura do Natal, no espaço "Mês da Comunidade", esse será mais um canal de divulgação para que problemas de infraestrutura, saúde, segurança e educação sejam resolvidos o mais rapido possivel por parte da nossa prefeitura. Como já disse esse blog é de total conhecimento da nossa prefeita e com ele venho informar atodos os que vem sendo feito na administração da Prefeita Micarla de Sousa. Com isso venho pedir a colaboração de todos vocês que nos mandem fotos da sua comunidade com pedidos para que possamos coloca-los no blog enviem para o email rk84@oi.com.br o meu muito obrigado.

Rodrygo Klyngerr

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Uso do asfalto ecológico em Natal torna prática a recuperação das vias públicas


A prefeita Micarla de Sousa acompanhou nesta última quarta-feira (8) a implementação do asfalto ecológico em um trecho da Av Presidente Sarmento, ( avenida 4), a prefeita foi acompanhada pelo Secretário Municipal de obras Públicas e Infraestrutura ( Semopi), Demétrio Torres.

"Este asfalto ecológico é até 20% mais durável que o tradicional e é uma forma de trabalharmos a questão da sustentabilidade em nossa cidade. Um grande benefício é que agilizará muito os serviços da operação tapa buracos. A princípio estamos usando de forma experimental, mais a idéia é que seja até usado de forma definitiva nas vias da cidade", afirmou a prefeita da cidade.

O processo se comprovou extremamente prático. Com apenas seis sacos de 25 quilos cada, dois homens, uma pá e uma vassoura, em cerca de 10 minutos o buraco de 80cm de diâmetro foi fechado. Sua compactação foi feita pelos próprios veículos que trafegam na via.

"Tudo é feito de forma muito prática e dinâmica", disse o titular da Semopi. Demétrio Torres informou que, além destas características, em relação ao asfalto tradicional, o ecológico não necessita de imprimação ( pintura por cima) e é liberado imediatamente para o tráfego, além de ser auto adensável. "Nossa idéia é usar este tipo de asfalto em vários pontos da cidade", afirmou Demétrio Torres.

Texto de Rodrygo Klyngerr com trechos da entrevista do site da Prefeitura do Natal.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Prefeitura inaugura Casa de Passagem III em Capim Macio


A prefeita de Natal Micarla de Sousa inaugurou a Casa de Passagem III em Capim Macio, zona sul da capital, o local gerido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), atende 25 crianças e jovens de 12 aos 18 anos de idade incompletos. A prefeita foi acompanhada da secretária Municipal do trabalho e Assistência Social ( Semtas), Rosy de Sousa, do Padre Diego Vanzetta, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente ( Consec), da Secretária Adjunta do Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social ( Sethas) Maria José de Medeiros, além do Vereador Heráclito Noé, representante da Câmara Municipal do Natal e demais lideranças políticas e da comunidade.
"Este é um momento de felicidade, em especial para a Semtas, pois é um momento dee quebra de paradigmas, porque a nossa geatão tem o focoem cuidar de gente. Um sonho que se transforma em realidade. Esta casa é para que estas crianças e adolescentes possam encarar de forma diferente o mundo, com respeito, carinho e dedicação. Nós queremos que os nossos jovens sejam vistos, como artistas, profissionais bem sucedidos ou desportistas e é por isso que vamos lutar" afirmou a Prefeita Micarla de Sousa.
Texto de Rodrygo Klyngerr e trecho da entrevista do Site da Prefeitura do Natal.

sábado, 4 de julho de 2009

Como a "OPOSIÇÃO" é engraçada!!!!!

Gente fiquei chocado com a falta de senso da denominada "OPOSIÇÃO" da Câmara Municipal dos Vereadores do Natal contra a nossa atual Prefeita Micarla de Sousa, todos eles acharam um absurdo a comitiva que a prefeita levou a Lisboa, para a semana de Natal em Portugal. A vereadora Julia Aruda por exemplo disse ter desistido de ir pois, a comitiva não era uma boa pra Natal, se não era boa pra Natal então o que era? Realmente vereadora Julia Aruda não era uma boa foi uma ótima para cidade que ganhou vizibilidade na Europa, principalmente que lá foi mostrada uma cidade não só de belezas naturais, mais também uma cidade de artesanato, de gente que sabe receber, vamos parar de hipocresia pois o verdadeiro OPOSITOR é aquele que mostra o disperdicío com o dinheiro público, o que deveria ter sido feito na gestão passada com a compra de medicamentos vencidos, com a falta de investimentos na saúde deixando unidades básicas sucateadas, senhores vereadores tomem vergonha na cara e saiam de seus gabinetes e andem mais na cidade que os elegeram, por que vocês não param de torcer contra a uma administração que mais acerta do que erra e ajudam logo de uma vez? A população está cansada de politicos demagogos que só querem aparecer as custas dos outros, isso tem que parar demagogia fica pra pobres de espirito que não sabem pensar e agir por se proprios vamos trabalhar mais pois a população quer sim uma cidade melhor de verdade.
Meu desabafo contra vereadores e alguns meios de comunicação demagogos demais contra a administração Micarla de Sousa.
Texto Rodrygo Klyngerr

Fundação Ameuropa pede apoio da prefeitura para construir ginásio poliesportivo em Mãe Luiza


A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, recebeu na tarde desta sexta-feira (03) uma comitiva composta pela presidente da Fundação Ameuropa, Nicole Miescher, o arquiteto suiço Markus Widner, representante da empresa mundialmente conhecida “Herzog & de Meuron”, o arquiteto urbanístico Pascoal, o Padre Robério Camilo, a representante do Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Josélia Silva, a professora Ediuza Gadelha, e a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa, que veio apresentar o projeto de construção de um ginásio poliesportivo no bairro de Mãe Luiza. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. Segundo o Padre Robério este ginásio vai ajudar a organizar a comunidade e permitir que a população da região tenha uma melhor qualidade de vida. “Como a violência tem crescido muito, nós temos que ver como fazer esta interação com o esporte”, acrescentou o Padre .O objetivo da visita, além de apresentar o projeto do ginásio poliesportivo, foi solicitar o apoio da prefeita no sentido de agilizar os trâmites burocráticos. “A ideia da nossa visita é de que a prefeita sabendo da necessidade da comunidade possa intermediar as ações com as secretarias envolvidas”, comentou a representante do Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Josélia Silva.A presidente da Fundação Ameuropa explicou que os autores dos projetos são os maiores arquitetos do mundo e que a proposta da empresa é executá-lo gratuitamente. Natal será a segunda capital brasileira a receber o trabalho da conceituada empresa, sendo São Paulo a primeira cidade a ter uma construção da companhia. A Fundação Ameuropa, que atua há 15 anos em Mãe Luiza. “A cidade tem um débito histórico com Mãe Luisa, de nossa parte estamos totalmente abertos para o projeto. O bairro terá sua alto estima elevada, podendo se tornar num pólo turístico e ainda ter qualidade de vida”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa. Durante o encontro, o arquiteto da Herzog & de Meuron, Markus Widner, mostrou por meio de slides, os trabalhos desenvolvidos pela empresa, que atualmente possui 32 projetos divididos em todo o mundo. A companhia é responsável por desenvolver grandes projetos, como o estádio das luzes “Alianz Arena” para a Copa de 2006 na Alemanha e o “Ninho do Pássaro”, projetado para a Olimpíada de 2008, na China, além do Museu de Arte Moderna em São Francisco (Estados Unidos) e o Centro Cultural da Filarmônica da Alemanha. “Acho que podemos fazer história com este projeto, vamos fazê-lo com responsabilidade social, e é uma meta para alcançarmos juntos”, declarou a prefeita Micarla de Sousa. O projeto ainda está em fase de estudo do impacto ambiental para o bairro. A prefeita sugeriu ao grupo que fosse feito um projeto para o bairro todo, além do ginásio poliesportivo. E ainda indicou o Secretrário de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra como o elo entre o grupo e a Prefeitura do Natal. “A proposta da prefeita em ver o bairro como um todo foi muito bom e é perfeito para fazermos algo a favor da natureza”, comentou o arquiteto Markus Widner. “Calçada da gente” Na oportunidade, a prefeita anunciou o projeto “Calçado da gente”, em que o bairro de Mãe Luiza será o primeiro a ser beneficiado. A calçada será refeita e será um espaço pensado na acessibilidade dos portadores de deficiência física. Segundo a chefe do executivo natalense, as atividades começarão a partir de agosto, tempo em que a chuva dará trégua.
Reportagem extraída do Site da Prefeitura do Natal.

Atendimento do Sandra Celeste será transferido dia 10 para prédio da Jaguarari


“No próximo dia 10 deste mês o atendimento do Pronto-socorro infantil Sandra Celeste será transferido para um prédio alugado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na avenida Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova”. A garantia foi dada nesta sexta-feira (3), às 11 horas, pela titular da SMS, Ana Tânia Lopes Sampaio, durante uma visita as obras de reforma do novo prédio, junto com a prefeita Micarla de Sousa.“Nossa preocupação é sempre com a qualidade do atendimento à população”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa. A chefe do executivo natalense disse ainda que trabalha para que o setor da saúde funcione verdadeiramente na cidade. “Queremos com isso evitar casos como de estoque e uso de medicamentos e materiais de limpezas, com datas de validade vencidas”, afirmou a prefeita do Natal. O Sandra Celeste, que funcionava originalmente na esquina da avenida Bernardo Vieira com Coronel Estevam, no bairro das Dix-Sept Rosado, estava interditado através de uma medida judicial do Ministério Público, por causa da falta de infra-estrutura. O atendimento estava ocorrendo na unidade de saúde na Cidade da Esperança. “Como o prédio não tem condições de apenas ser reformado, vamos demoli-lo para construir uma nova unidade, uma obra que durará cerca de um ano. Por isso o atendimento será transferido para o prédio alugado na avenida Jaguarari”, disse Ana Tânia.Atualmente, segundo a titular da SMS, há 21 unidades de saúde em reforma e outras 9 que ainda iniciarão os serviços. “Temos o compromisso de fazer um trabalho sério, sem maquiagens”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa.
Reportagem extraída do Site da prefeitura do Natal

Famílias são transferidas do Alagamar para novas residências no Planalto II


Com um largo sorriso estampado no rosto e a filha Yara Lucena de um ano nos braços, a doméstica Maria do Socorro Lucena era só felicidade, depois de receber sua nova casa na comunidade do Planalto II, na zona Oeste de Natal.Maria do Socorro faz parte de uma das 83 famílias que moravam na comunidade do Alagamar, em Ponta Negra, em condições precárias de infra-estrutura urbana e que até o final desta semana serão transferidas para as novas residências. “Já morava no Alagamar há 18 anos. Estou muito feliz com está transferência para minha nova casa”, disse Maria do Socorro.O projeto de construção é coordenado pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe). Às 17 horas desta quinta-feira (2), a prefeita Micarla de Sousa visitou a comunidade e acompanhou a mudança de algumas famílias para o local.“Esse projeto contribui para diminuir o déficit habitacional em nossa cidade, que atualmente alcança 25 mil residências. Não podemos só entregar as casas. Transformaremos essa comunidade em um local com toda infraestrutura necessária para as famílias terem qualidade de vida.”, afirmou Micarla de Sousa.Segundo a titular da Seharpe, Diana Motta, na comunidade do Planalto II serão construídas 465 residências que também receberão famílias vindas, além do Alagamar, do Peão (Ponta Negra), Detran (Cidade da Esperança), 8 de outubro (Planalto), Luiz Gonzaga (Mãe Luiza) e Via Sul (Candelária).“Estamos dotando a comunidade de infraestrutura de energia elétrica, água, pavimentação, escola, praça pública, transporte coletivo”, informou Diana Motta. São residências de 35 metros quadrados com dois quartos, cozinha, sala, banheiro e lavanderia, entregues sem nenhum custo para as famílias.“A transferência destas residências é um sonho que agora se torna realidade. Há muito tempo que lutamos junto ao poder público, para que famílias carentes tivessem condições de conseguir moradias dignas de viver”, afirmou Wellington Bernardo, coordenador do Movimento de Lutas nos Bairros e Favelas.Também acompanharam a prefeita do Natal, os secretários municipais de Mobilidade Urbana (Semobi), Kelps Lima, de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Demétrius Torres, de Educação (SME), Elias Nunes e de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa.

Reportagem extraída do Site da Prefeitura do Natal

Secretária mostra material vencido da gestão passada


A secretária municipal de Saúde, Ana Tania Lopes Sampaio, reuniu a imprensa, no final da manhã de hoje, para uma entrevista coletiva sobre o caso dos medicamentos e material de limpeza encontrados vencidos da gestão passada. A secretária mostrou o relatório feito já este ano comprovando que toneladas de medicamentos e material de limpeza e insumos foram comprados em 2008 em excesso e com prazo de validade prestes a vencer. O escândalo dos medicamentos está sendo, inclusive, investigado pela Câmara dos Vereadores. O que motivou a secretária a convocar a coletiva foi a notícia veiculada por alguns órgãos da imprensa de que a atual gestão teria distribuído água sanitária vencida para as unidades. A secretária desmentiu a notícia e provou com documentos que nenhuma água sanitária foi enviada para as unidades deste ano. “Isso não é verdade porque este ano ainda não recebemos nenhuma água sanitária, já solicitamos ao setor de compras mais ainda não chegou. O que aconteceu nesse caso foi que, no ano passado, foram compradas milhares de caixas de água sanitária, uma quantidade bem superior ao necessário, já no final do ano e com prazo de validade para vencer em 6 meses. Esse material em excesso foi encaminhado ainda na gestão anterior para as unidades. Não gosto de ficar falando do passado, mas a verdade tem que ser dita e reposta para que a opinião pública conheça os fatos reais”, destacou.A secretária também disse aos jornalistas que ao assumir a pasta reuniu todos os diretores de unidades e orientou que tivessem cuidado com esse material entregue em excesso em 2008, vencido ou prestes a vencer. “Fizemos isso porque temos responsabilidade e compromisso com a saúde e sabíamos que esse material em excesso existia nas unidades pois foi assim que encontramos a secretaria, com descaso de medicamentos e material não só no Departamento de Material de Patrimônio, mas também nos postos. Agora, se algum funcionário, mesmo sabendo que tinha no seu almoxarifado local água sanitária vencida e utilizou para depois fazer denúncia ao sindicato ou à imprensa para atribuir culpa à nossa gestão, vamos apurar. Porque o dever do servidor é ficar atento a esses prazos e informar à diretora, à gerente do Distrito ou mesmo ao nível central do problema para que possamos resolver”, disse Ana Tania.Por recomendação da CEI, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público, a Secretaria não executou o descarte das toneladas de medicamentos e material de insumos deixados pela gestão passada. Todo material continua guardado no DMP e também nos almoxarifados das próprias unidades como prova, pois ele vai ser analisado durante a investigação que apura responsabilidades.Enquanto isso, a SMS está há cinco meses acelerando processos de compra para adquirir novos medicamentos e material para reabastecer as unidades que sofrem com o atraso na entrega devido a essa interrupção pelas irregularidades encontradas.A preocupação da Secretaria é que não se repitam casos relatados durante depoimentos da CEI em que usuários da rede básica e unidades de saúde recebam medicamentos estragados, como ocorreu na gestão anterior, que podem acarretar danos maiores. No Galpão onde foi instalado o Departamento de Material e Patrimônio desde 2007, as toneladas de remédios e material estão interditadas e guardadas. As unidades de saúde que receberam os mesmos materiais também continuam guardando o material nos almoxarifados e todos os diretores foram orientados pela atual gestão a não utilizarem o material vencido. “Só pra se ter uma idéia, encontramos remédios vencidos de 2006. Mas ainda estamos trabalhando no levantamento do estoque, que por incrível que pareça, em pleno século 21, encontramos a rede de saúde sem nenhum controle de estoque, distribuição ou prazos. Tudo sempre foi feito manualmente, com papel, e por isso a nossa dificuldade. Mas vamos trabalhar para resolver isso definitivamente, inclusive informatizando toda a rede de saúde”, completou.

Reportagem extraída do Site da Prefeitura do Natal