quarta-feira, 15 de julho de 2009

Prefeitura assegura investimentos do Ministério da Saúde em Natal


O Ministério da Saúde assegurou que construirá em Natal, até o final do ano, duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), novo modelo de atendimento a população, já existentes em cidades do Sul do país. A notícia foi confirmada pela assessora especial do órgão federal, Teresa Cristina Lins do Amaral, que se reuniu por volta das 9h desta quarta-feira com a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, onde foram discutidos os projetos em andamento no município.

No encontro, que durou mais de duas horas, a especialista revelou que o Governo Federal pretende construir 500 UPA’s em todo o país. A previsão é que quatro dessas unidades sejam instaladas no Rio Grande do Norte, sendo duas na capital. A prefeita esteve acompanhada do secretário-adjunto de Planejamento, Silvio Eugênio de Araújo.

Além disso, a prefeita abordou a questão da reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses de Natal, que está situado atualmente ao lado do Hospital da Mulher, na zona Norte. O objetivo da prefeitura é conseguir transferir a unidade para outro prédio, eliminando assim quaisquer fatores de risco para as pacientes que precisarem do atendimento na unidade feminina.

Com Rogério Sugai, técnico do Ministério da Saúde, a prefeita de Natal conheceu o SISED, sistema de computador que permite maior controle e regulação de atividades da secretaria. Rogério, que é responsável por um projeto piloto desse sistema de prontuário eletrônico, expôs os benefícios da ideia para a prefeita.

Medicamentos
A questão dos medicamentos da Prefeitura de Natal, também esteve na pauta da reunião no Ministério da Saúde. A prefeita Micarla de Sousa comunicou a assessora do Ministério da Saúde as iniciativas tomadas pela gestão municipal para solucionar os problemas na estocagem de medicamentos.

Entre as decisões adotadas pela Prefeitura, foi informada ao Ministério da Saúde a parceria firmada entre o executivo e o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam), órgão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A iniciativa foi elogiada pela representante do Ministério da Saúde.
Entrevista retirada do Site da Prefeitura do Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário