![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8p2V6iNbVCVnXix0M5W5gVNyOWVV-LCsQaTpmiShiRYDHThI_6ZVSh6kYBEMGn_dcnN3JbDQUsZNoyN_KckCOtCgFY3eEAmlUws8M8Dw1uBDYF_eCiSpDyambtiqkr4PRsbqpvNdMTKk/s320/arq4a6204593854c.jpg)
Com a sala “Topázio”, do Hotel Sehrs, lotada de empresários portugueses e potiguares, foi realizado na manhã deste sábado (18), o “Intercambio de Potencialidades”, evento integrante da Semana de Lisboa em Natal. A prefeita Micarla de Sousa abriu a reunião lembrando a importância de se promover um evento dessa dimensão, vez que a iniciativa abre as portas para o entendimento e a negociação entre empresas natalenses e de Lisboa.
O empresário português, Francisco Coelho, diretor da construtora Monte Adriano, destacou que a sua empresa tem interesse em participar das obras estruturais voltadas para Copa de 2014 – até mesmo do novo estádio, O Arena das Dunas, que sediará os jogos do mundial de futebol.
O secretário de Planejamento do estado, Wagner Araújo, fez uma ampla apresentação sobre as potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte aos empresários de Portugal. Além de turismo, Araújo mostrou ‘cases’ nos setores como os de fruticultura, pecuária, indústria/confecção e apresentou alguma das estratégias de desenvolvimento que está em curso nas diversas regiões do Estado.
Também presente ao evento, a governadora Wilma de Faria disse que a parceria entre Natal e Lisboa era importante não apenas na área cultural, cmo também no ponto de vista social e econômico. “Em termos de desenvolvimento da economia, o RN é um dos primeiros estados do Nordeste e, aqui, temos empresários que são muito importantes para isso, que mostram tudo o que temos no estado. O RN está de portas abertas para os portugueses”, disse a governadora.
Para o secretário de Turismo de Natal, Francisco Soares Júnior, o intercambio técnico e comercial propiciado pela realização da Semana de Natal em Lisboa está tendo prosseguimento agora, por ocasião da Semana de Lisboa em Natal, através da presença na capital potiguar de empresas portuguesas.
Soares Júnior destacou ainda que, na área de cooperação técnica, por exemplo, o presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), sediado em Lisboa, Carlos Matias Ramos, já estuda uma forma de desenvolver um acordo de cooperação técnica, envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e objetivando a elaboração dos estudos técnicos para a implementação de projeto de contenção do avanço do mar e recuperação das praias de Ponta Negra e Praia de Meio.
Prefeito de Lisboa mostra potencialidades da cidade para natalenses
Após a apresentação do secretário Vagner Araújo, foi a vez do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa mostrar os atrativos da cidade para os investidores natalenses. O lisboeta destacou o fato dos brasileiros terem em Portugal os mesmos direitos dos portugueses, o que facilitaria a entrada e o investimentos no pais.
“Em nenhum outro país do mundo, os brasileiros vão se sentir em casa como em Portugal, portanto, quando pensarem em investir, pensem em Lisboa”, afirmou.
António Costa disse que Lisboa está localizada em uma região estruturada e voltada para serviços, com recentes investimentos na área de Turismo, principalmente após a realização da Eurocopa de 2004. “Além disso,Lisboa é um dos mais importantes destinos para realização de congressos, estamos no sexto lugar nesse quesito”, destacou. do avanço do mar e recuperação das praias de Ponta Negra e Praia de Meio.
Reportagem extraída do Site da Prefeitura do Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário