segunda-feira, 30 de novembro de 2009

SMS lança campanhas contra a AIDS e Influenza A

Para comemorar o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde, lança a campanha “Quem cuida se cuida. Use camisinha”. A campanha de conscientização e prevenção será utilizada no período do Carnatal, através do programa Municipal de DST/AIDS.
A prefeita Micarla de Sousa, a secretária Municipal de Saúde Ana Tania Lopes Sampaio e a coordenadora Municipal de DST/AIDS Solange Setta farão o lançamento oficial da campanha nesta terça-feira, às 9h, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura.

Na ocasião também será apresentado o plano de intensificação das ações para prevenir a Influenza A durante os dias do Carnatal. O plano consta de algumas medidas que possam evitar o contágio do vírus H1N1, além de campanha publicitária para maior esclarecimento da população.


Fonte: Site da PMN

Pré-conferência da Cidade discute o desenvolvimento urbano



A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), iniciou nesta segunda-feira (30) a 4ª Conferência da Cidade do Natal. Este ano, o tema do evento será “Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática Participativa e Controle Social – Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Universidade Potiguar (UnP), unidade da Floriano Peixoto, e contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa.


A 4ª Conferência da Cidade do Natal é um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil, com o objetivo de discutir o desenvolvimento de políticas públicas para o município e o país, procurando tornar a cidade mais justa, democrática e sustentável. “Está mais do que comprovado que as instituições públicas não podem fazer tudo sozinhas. As pessoas, a população, unida, consegue encontrar muitas soluções. Esta conferência é mais uma mostra de como a sociedade quer participar, não só dos apontamentos destes problemas, como também das soluções encontradas”, disse a prefeita do Natal.

Ainda segundo Micarla de Sousa, a realização da Conferência pretende concretizar uma parceria da população com a cidade. “Não podemos pensar na cidade até o final do ano, mas na Natal de 2014, por exemplo. Precisamos entender que a cidade só vai melhorar se cada um fizer a sua parte”, disse a chefe do executivo.

Como representante do Ministério das Cidades, Alexandre Araújo Godeiro elogiou o desempenho da capital potiguar com relação ao envolvimento dos natalenses nas questões relacionadas ao futuro da cidade. “Natal sempre foi uma vanguarda em questão de desenvolvimento urbano, e nós estamos aqui para continuar e ampliar este processo de discussão”, afirmou Alexandre.

A solenidade realizada hoje foi uma espécie preparação para o evento principal, que será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro. Nesta segunda-feira foram eleitos os 140 delegados que participarão desta segunda fase da Conferência. Destes, apenas 40 serão escolhidos para representar a cidade nas discussões nacionais.

A escolha destes representantes obedeceu a seguinte composição: 59 vagas para gestores, administradores públicos e membros do legislativo municipal; 37 para movimentos sociais e populares; 14 pessoas da classe trabalhadora, indicados por suas entidades sindicais; outras 14 da classe empresarial, relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; 10 vagas para entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais; e 6 delegados oriundos de organizações não-governamentais com atuação na área.


Fonte: Site da PMN
Foto: João Maria Teixeira

Eleitos delegados que vão participar da Conferência da Cidade


Foram eleitos no final da manhã desta segunda-feira (30) os 140 delegados que vão participar da 4ª Conferência das Cidades entre os dias 10 e 11 de dezembro. A eleição aconteceu durante a pré-conferência da Cidade promovida pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo em encontro realizado no auditório da Unp da Floriano Peixoto.

O evento, aberto pela prefeita de Natal, Micarla de Sousa e pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, contou com a presença do engenheiro civil Alexandre Godeiro, representante do Ministério das Cidades, além do vereador George Câmara; do diretor da Caern, Delevam Gutemberg representando o governo do estado e da presidente da Sinsenat Soraya Godeiro, representante da sociedade civil organizada.

“Nosso desafio é encontrar soluções para os problemas comuns a grandes cidades brasileiras que estão relacionados ao saneamento, drenagem, pavimentação e meio ambiente. É com esse espírito que a prefeitura de Natal, através da Semurb e de outras secretarias municipais, quer construir uma cidade cada vez melhor.”, disse Kalazans Bezerra.

Natal é uma cidade com 800 mil habitantes e possui a menor extensão territorial entre as capitais nordestinas, apenas 170 km² de área para comportar mais de 200 mil veículos que circulam diariamente por suas ruas. “É necessário a participação popular em busca de soluções. Essa cidade só vai melhorar se cada um fizer a sua parte”, disse a prefeita Micarla de Sousa.

Antes da eleição para escolha dos delegados que vão representar o município na Conferência da Cidade que tem o objetivo de combater as desigualdades sociais, ampliar o acesso da população à moradia, saneamento e transporte; o engenheiro Alexandre Godeiro, que é especialista em infraestrutura e saneamento, explicou a necessidade de um encontro como este onde a população tem a oportunidade de definir políticas públicas. “É preciso eleger as prioridades, pautar a discussão e trazer questões referentes à construção de uma política nacional”, disse ele.

Participaram da votação gestores, administradores públicos e legislativo municipal, representantes de Movimentos sociais e populares, trabalhadores filiados a entidades sindicais, empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, conselhos profissionais e ONG’s com atuação na área.


Fonte: Site da PMN

Foto: Divulgação/Site da PMN

Prefeitura de Natal cria Gabinete de Gestão Integrada

Natal ganhou um reforço na segurança pública. A Prefeitura do Natal criou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), com vínculo à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes). O Gabinete será desenvolvido com ações integradas, com interdisciplinaridade e agenciamento múltiplo, visando à prevenção da violência na cidade.O decreto que cria o GGI –M, de número 8.951, foi publicado na edição de quarta-feira (25) do Diário Oficial do Município (DOM). O documento é assinado pela prefeita Micarla de Sousa.

O GGI-M será composto pelo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e ainda pelo comandante da Guarda Municipal do Natal, o delegado geral da Polícia Civil, o comandante geral da Polícia Militar, o comandante do Corpo de Bombeiro Militar, o delegado geral da Polícia Rodoviária Federal, o delegado geral da Polícia Federal, o presidente da Câmara Municipal, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, um juiz da vara Criminal, um juiz da vara da Infância e da Juventude e ainda representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Comunitário de Segurança Pública, da Defensoria Pública e do Ministério Público.

“Será um trabalho em conjunto. Ninguém vai receber salário para participar do GGI-M. Todos teremos a missão de promover a interação entre os órgãos municipais a fim de definir ações, programas e soluções, priorizando não somente a diluição da crise social, mas principalmente a prevenção à violência no âmbito municipal”, falou o titular da Semdes, Sérgio Leocádio.

O secretário lembrou ainda que para a concretização das ações, o GGI poderá contar com os múltiplos órgãos das esferas municipal, estadual e federal. “O objetivo de todos é só um, que é de trabalhar com inteligência no combate à criminalidade”, concluiu Leocádio.

Fonte: Site da PMN

Semdes cria comissão para modernização da Guarda Municipal

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) está trabalhando para reestruturar e modernizar a Guarda Municipal. Uma comissão foi criada na semana passada com o objetivo de repensar a instituição, criando propostas viáveis que serão apresentadas à prefeita Micarla de Sousa.

A comissão, criada pela portaria número 0008/2009 de 9 de novembro de 2009, será formada por profissionais da Semdes e membros da Guarda Municipal. Ainda foram convidados a participar representantes das Secretarias Municipais de Saúde, de Planejamento e de Gestão de Pessoal, além da OAB, do Ministério Público, da Câmara Municipal, da Ouvidoria Municipal e do Sindicato dos Servidores Públicos de Natal.

A ideia inicial da comissão é a de produção de um diagnóstico dos principais pontos que necessitam de mudanças dentro da Guarda, baseado no método de análise SWOT (usando-se mapas mentais), no qual serão investigados os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. A proposta é que nos próximos 120 dias esse primeiro trabalho esteja concluído.
Para o titular da Semdes, Sérgio Leocádio, é preciso a realização de uma reforma no estatuto da Guarda Municipal e que o novo documento traga de maneira equilibrada os direitos e deveres da corporação. “Eu acredito que uma Guarda cidadã nas ruas irá ajudar a melhorar a segurança da nossa população. Também temos que repensar as missões da Guarda Municipal e a sua atuação na cidade”, ressaltou.

O secretário-adjunto da Semdes, José Davim, será o presidente da comissão. Ele explicou quais os pontos que deverão sofrer modificações: “É preciso repensar a Guarda Municipal e com isso tentar minimizar disfunções. Também é importante realizarmos uma análise da carreira, modificação nas atribuições desses guardas e cuidar da saúde física e mental desses profissionais, tudo isso com intuito de melhorar a segurança pública da nossa cidade”.

O comandante da Guarda Municipal, João Giderlan Alves tem boas expectativas quanto ao projeto. “Acredito que dentro de três ou quatro meses já iremos notar mudanças na Guarda Municipal, pois essa reestruturação irá ajudar a repensar a instituição, dando o apoio que falta para que a corporação trabalhe com plenitude”.

Também estiveram presentes ao encontro o comandante do Grupamento de Ação Ambiental, Geraldo Maia, representantes da Guarda que comporão a comissão, a secretária adjunta da Sempla, Selma Menezes, o secretário adjunto da SMS, Sérvulo Medeiros, e o adjunto da Segelm, Ricardo Carvalho.

Fonte: Site da PMN

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Prefeitura pede empenho da Câmara na aprovação de projetos


A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, se reuniu na tarde desta quinta-feira (26) com 14 vereadores da Câmara Municipal, que fazem parte da bancada de apoio ao governo. O objetivo do encontro foi solicitar ao legislativo empenho e agilidade na aprovação de propostas importantes que serão enviadas à Câmara, com destaque para a matéria que versa sobre a autorização para a contratação dos recursos federais para investimento em mobilidade urbana visando a Copa do Mundo de 2014. A verba, da ordem de R$ 300 milhões, foi assegurada esta semana pelo Governo Federal.

Além do projeto que permite a contratação dos recursos para investimento em mobilidade urbana, a chefe do executivo destacou ainda o projeto de adequação da cobrança do IPTU, que atualiza o cálculo de descontos e cria a premiação em dinheiro, através de sorteio, para os contribuintes que pagarem em dia o IPTU. Durante a reunião, a prefeita também solicitou aos vereadores uma maior coesão de todos para fortalecer o apoio aos municípios do Rio Grande do Norte, que vem sofrendo com o encolhimento da verba repassada através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ICMS.

Uma das soluções apontadas pelo secretario municipal de Planejamento Augusto Viveiros é a extinção do imposto para o Fundo de Combate à Pobreza cobrado pelo governo a todos os municípios. Caso os municípios sejam dispensados do pagamento desse imposto, sobraria mais dinheiro para complementar o que ainda resta das verbas. Segundo Augusto, essa idéia também deve substituir a “solução” que vinha sendo estudada: Retirar recursos dos 19 maiores municípios do estado, para aplicar nas contas dos mais necessitados. Essa medida implicaria numa diminuição da verba usada por 57% da população de todo o Rio Grande do Norte.

Fonte: Site da PMN

Foto: Divulgação/Site da PMN

Obras de mobilidade para Copa de 2014 são apresentadas pela Prefeitura


A Prefeitura do Natal detalhou na manhã desta quinta-feira (26) as 16 obras de mobilidade urbana que serão realizadas na capital potiguar, com os recursos garantidos pelo Governo Federal nesta semana. Ao todo, serão R$ 386 milhões que devem dar um “choque de desenvolvimento na cidade”, segundo a prefeita Micarla de Sousa.

Os projetos foram apresentados em coletiva de imprensa, concedida no Palácio Felipe Camarão, pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, e o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Kelps Lima. “A nossa cidade foi projetada no passado e possui largas avenidas, que já não estão suportando nosso trânsito. Essa oportunidade de investimentos é única porque estamos dentro da Copa do Mundo”, afirmou a chefe do executivo municipal.

As obras fazem parte do pacote de melhorias da mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo de 2014. Um dos projetos inclui diversas intervenções em um grande eixo que ligará o futuro aeroporto de São Gonçalo a rodoviária da Cidade da Esperança e a Arena das Dunas até a Via Costeira. O trecho contará com três corredores exclusivos para ônibus (nas avenidas Felizardo Moura, Napoleão Laureano e Capitão Mor-Gouveia). Outro projeto contemplado com os recursos prevê o prolongamento da avenida Omar O’Grady, ligando o aeroporto Augusto Severo à Arena das Dunas.

Dos R$ 386 milhões, a Prefeitura e o Governo entrarão com 5% de contrapartida. Com isso, caberá ao município e ao Estado disponibilizar cerca de R$ 26 milhões, além das desapropriações necessárias para os projetos. A capital potiguar foi a cidade que recebeu mais recursos entre todas as 12 sedes do mundial de futebol de 2014.

“O nosso diferencial foi a união entre Prefeitura e Governo. Nós chegamos até os ministros com um projeto enxuto, com viabilidade para ser executado”, afirmou a prefeita. Agora, o Governo Federal deverá convocar os municípios que realizarão jogos da Copa para discutir investimentos em Turismo, Segurança, Saúde, Esporte, Infraestrutura com foco voltado para drenagem e saneamento, e qualificação profissional.

O anúncio da liberação dos R$ 386 milhões foi feito na manhã do dia 24, em Brasília, durante uma reunião que contou com a participação da prefeita Micarla de Sousa; do vice-governador Iberê Ferreira de Souza; e dos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo; das Cidades, Márcio Fortes; dos Esportes, Orlando Silva; e da secretária do Gabinete Civil, Miriam Belchior.

Resumo das obras contempladas com recursos do Governo Federal
OBRA
VALOR
Implantação do acesso entre o futuro aeroporto de São Gonçalo e a BR-406
R$ 15 milhões
Corredor estrutural Oeste – BR-226
R$ 39,5 milhões
Complexo Viário em frente à Urbana
R$ 36,1 milhões
Reestruturação geométrica da Mor Gouveia
R$ 23 milhões
Entroncamento da Mor Gouveia com Prudente de Morais
R$ 26,1 milhões
Entroncamento da Prudente de Morais com a Raimundo Chaves
R$ 18,2 milhões
Entroncamento da Prudente de Morais com a Lima e Silva
R$ 75,4 milhões
Entroncamento da Lima e Silva com a Romualdo Galvão
R$ 21,6 milhões
Entroncamento da Salgado Filho com a marginal da avenida
R$ 9,2 milhões
Entroncamento da Salgado Filho com a Mor Gouveia
R$ 28,3 milhões
Entroncamento da Roberto Freire com a Ayrton Senna
R$ 20,4 milhões
Entroncamento da Roberto Freire com a Missionário Gunnar Vingren
R$ 20,8 milhões
Entroncamento da Roberto Freire com a Via Costeira
R$ 15 milhões
Implantação de plataformas de embarque e desembarque de passageiros
R$ 13,3 milhões
Passeios públicos (calçadas acessíveis) e sinalização (ruas e trânsito)
R$ 15 milhões
Prolongamento da Prudente, ligação do Augusto Severo à Arena das Dunas
R$ 10,5 milhões
Fonte: Site da PMN
Foto: D'Luca

Atores e diretores do FestNatal 2009 participam de jantar de confraternização oferecidos pela Prefeita


Atores, diretores e produtores convidados, que participaram da 19ª edição do Festival de Cinema de Natal (FestNatal), estiveram na noite desta quarta-feira (25), no La Mouette Recepções, em Candelária, no jantar de confraternização do evento oferecido pela Prefeitura Municipal do Natal, uma das entidades patrocinadoras do evento.

O encontro reuniu atores, e diretores dos filmes que estão na mostra competitiva do festival, jornalistas, vereadores, secretários municipais, além da prefeita Micarla de Sousa. “Este é o momento de celebrar o sucesso de um evento tão importante para nossa cidade, como é o caso do Festival de Cinema de Natal”, ressaltou a chefe do executivo municipal.

A Prefeita do Natal lembrou ainda que a 19ª edição do FestNatal integra a programação do Natal em Natal, uma série de eventos que fazem parte das festividades do ciclo natalino na capital potiguar e que termina no dia 6 de janeiro do próximo ano com a festa dos Santos Reis.

Micarla de Sousa lembrou ainda que considera esta 19ª edição do festival vitoriosa, demonstrando que o cinema brasileiro tem uma plateia que não se interessa apenas pelo cinema internacional. “Nossa cidade se orgulha de receber as produções, os atores e diretores que formam os filmes do festival, o que contribui para o incentivo do turismo em Natal e consequentemente de nossa economia”, ressaltou.

Lotação esgotada

Segundo Valério Andrade, diretor geral do FestNatal, a lotação diária nas sessões de exibição dos filmes da mostra competitiva no Moviecom do Praia Shopping, em Ponta Negra, dão o tom do sucesso do evento este ano. “E isso deve-se a uma conjunção de esforços dos nossos diversos parceiros, como a Prefeitura Municipal do Natal”, destacou Valério Andrade.

Já o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Rodrigues Neto, disse que é um privilégio para Natal realizar este importante evento. “Quero neste momento parabenizar o trabalho de Valério Andrade e toda sua equipe, que fazem em Natal um evento tão importante para cultura”, ressaltou Rodrigues Neto.

E nesta quinta-feira (26), a partir das 20 horas, no Palace Recepções em Candelária, acontece o grande momento do FestNatal 2009, que será o evento de premiação dos filmes vencedores, quando será conhecido o campeão que levará o troféu Estrela do Mar.

Personalidades

Entre os atores, diretores e produtores que estiveram no jantar de confraternização no La Mouette Recepções compareceram o apresentador Cid Moreira, os diretores Silvio Coutinho, Selma Dantas, Lúcia Maria, Milton Alencar e Durval Garcia, os produtores, Jorge Elali e Sandra Lopes, as atrizes Camila Cohen, Cristina Lacerda, Alice Gonzaga, Regina Sampaio, Mirassol Ribeiro, Léa Garcia, Andrea Leal e Rossana Guessa, os atores Vinícius Mellich, Elias Gleizer, Mauro Mendonça, Rodrigo Brassoloto, Eriberto Leão, Sérgio Bezerra e Luiz Alberto Pereira.

Fonte: Site da PMN
Foto: Frankie Marcone

Projeto Via Livre Eventos começa a funcionar no Carnatal


A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), apresentou na manhã desta quarta-feira (25) o projeto Via Livre Eventos, que entrará em funcionamento a partir do Carnatal, no próximo dia 3 de dezembro. O objetivo é tornar o trânsito mais ágil e seguro, estimulando os foliões a irem de táxi ou de ônibus até a área da festa, no entorno do estádio Machadão.

O projeto foi apresentado a imprensa em entrevista coletiva concedida pelo titular da Semob, Kelps Lima, o comandante do policiamento rodoviário do Estado, coronel Ricardo Albuquerque, e o diretor de estudos e projetos da Semob, Fábio Falcão, realizada na sede da Secretaria. “Nós estamos fornecendo todas as condições para quem quiser um Carnatal seguro e tranquilo. O trânsito será reordenado e a combinação álcool e direção será coibida fortemente”, disse Kelps.

O Via Livre Eventos criará corredores nas principais vias na proximidade do evento, pelos quais só irão circular os táxis. Nenhum outro veículo particular, com exceções do que estiver previsto pelo evento, poderá passar pela área delimitada pela Semob. Com isso, quem chegar de táxi, desembarca mais próximo da festa, com uma estrutura toda voltada para dar mais conforto ao folião.

Estes corredores ainda contarão com iluminação e policiamento diferenciados para efetivamente privilegiar aqueles que optarem em deixar seus carros na garagem. Além disso,na saída da folia, serão montadas barreiras policiais, onde os motoristas estarão sendo fiscalizados com o uso do bafômetro. Este trabalho será desenvolvido em parceria com a Secretaria do Estado da Segurança Pública e Defesa Social.

Ainda ao redor do evento, serão montadas três praças de táxis próximas ao Corredor da Folia. “A idéia é tratar o usuário de táxi como passageiro VIP, recepcionando-o nessas praças de desembarque com direito até a tapete vermelho”, afirmou Kelps. No final do evento, também serão posicionados táxis nos corredores do Via Livre, evitando que os foliões andem longas distâncias para encontrar um veículo.

Se beber não dirija

O combate ao motorista que estiver dirigindo alcoolizado será ostensivo. Ao todo, 100 bafômetros estarão sendo utilizados no evento. As principais ruas que fazem parte do evento estarão sendo fiscalizadas. O coronel Ricardo Albuquerque revelou que existirá fiscalização permanente na BR-101, nas ruas São José, Jaguarari, Antonio Basílio, Nascimento de Castro, Romualdo Galvão e Capitão Mor-Gouveia.

Ônibus

Os serviços oferecidos pelos transportes urbanos da capital também terão alterações. Além da mudança na rota das linhas que tradicionalmente passam pelas vias da festa, o Via Livre Eventos criará pontos de estocagem para os ônibus, que estarão sendo acionados sempre que for preciso.

Outros eventos

O secretário Kelps Lima revelou ainda que o objetivo da Prefeitura do Natal é levar o Via Livre para os demais eventos realizados na cidade,inclusive fazendo parcerias com outras administrações municipais que fazem parte da Região Metropolitana. Em todos os eventos, a intenção é coibir ao máximo o fluxo de carros particulares para facilitar o acesso e a saída da festa.

“Em todos os eventos serão criados pontos de embarque e desembarque só para quem for de táxi, sempre mais perto da festa. Estamos criado uma via livre para o folião”, finalizou o secretário. A expectativa é que, a partir do próximo ano, os táxis passem a levar os foliões para as festas da cidade cobrando a bandeira 1, o que significa um desconto de 40% para o passageiro.

Além da Secretaria de Segurança Pública, são parceiros no projeto a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a Secretaria Municipal de Defesa Social através da Guarda Municipal, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), além da Destaque Promoções, empresa organizadora do evento.

Fonte: Site da PMN
Foto: João Maria Teixeira

Comunidades que nunca foram contempladas com decoração natalina recebem peças


A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), iniciou a instalação das seis mil peças de decoração natalina em 120 ruas e avenidas que nunca haviam sido contempladas em natais passados. A proposta é fazer com que toda a cidade seja incluída no clima das festas de fim de ano e banhada com luzes e cores, assim como as principais vias da cidade que também estão recebendo os ornamentos. A instalação já começou a ser realizada em três bairros: Nova Descoberta, Planalto e Santa Catarina. “Temos alcançado um resultado bem positivo. Nos bairros aonde nossa equipe chega para instalar as peças, a população faz questão de aprovar a iniciativa por receber pela primeira vez os símbolos da festa natalina”, pontuou o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Thiago Trindade. Especificamente para a instalação dessas peças nos bairros, a Semsur está trabalhando com duas equipes e, até o final do mês, entrarão mais quatro grupos. A expectativa é de que até o início de dezembro o trabalho seja concluído. “Essa ação marcará as comemorações de fim de ano na cidade, por estar contribuindo para ampliar o alcance da decoração natalina”, acrescenta Thiago Trindade. Vale lembrar que além desses seis mil ornamentos direcionados às comunidades, o projeto de decoração do “Natal em Natal” conta com mais cinco mil itens, desenvolvidos pelo renomado artista plástico potiguar Zeca Zenner, que há oito anos assina o Natal Luz de Gramado.

Fonte: Site da PMN
Foto: Canindé Soares

SMS realiza I Simpósio de Controle de Zoonoses de Natal


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal por meio do Centro de Controle de Zoonoses está promovendo hoje (26), o I Simpósio de Controle de Zoonoses de Natal. O evento acontece das 8 às 17 horas, no auditório do Hotel Praia Mar, localizado em Ponta Negra. O simpósio faz parte do roteiro comemorativo dos 25 anos de fundação do CCZ. O evento irá abordar temas relacionados ao controle da raiva no município do Natal e a implementação de práticas sustentáveis no controle de vetores. “A idéia é discutir temas relevantes no CCZ considerando o contexto atual, situados em dois eixos importantes - o controle da raiva abordando aspectos históricos e a transferência da transmissão do ciclo doméstico para o ciclo silvestre” explica a coordenadora do simpósio – Jeane Oliveira. A palestra de abertura está sendo ministrada pelo Médico Veterinário Dr. Diógenes Soares da Silva, que apresenta um histórico do Centro de Controle de Zoonoses, com o advento do Controle da Raiva no Município do Natal. “Temos que buscar novas estratégias sustentáveis e saudáveis para termos controle das doenças, endemias e zoonoses. Hoje temos grandes avanços no controle químico, mas nossa preocupação é na contaminação do meio ambiente e estamos trabalhando para resolver isso” destaca o chefe do CCZ – Diógenes Soares. Para tratar do Controle da Raiva em morcegos, o simpósio convidou a Gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte, Dra. Maria do Carmo, que vêm desenvolvendo há alguns anos um projeto de Controle de quirópteros em áreas urbanas (morcegos) naquela capital. No ano de 2008, foi registrado um caso positivo de raiva em morcego na Zona Norte de Natal, suscitando a necessidade de implantar ações de controle desta zoonose em animais silvestres no município do Natal. No controle de vetores, a Dra Fátima Ximenes - professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, irá falar sobre a Leishmaniose Visceral: Urbanização e aspectos bioecológicos de vetores, doença que merece alerta no estado do Rio Grande do Norte, dado o aumento do número de casos em alguns municípios. O entomologista, Dr. Eduardo Wermelinger, membro da rede de habitação saudável, pesquisador da Fiocruz na área de vetores de importância para a saúde pública, inclusive do dengue, abordará o controle de vetores e pragas urbanas através de estratégias sustentáveis, com base no manejo ambiental e no conceito do habitat saudável. Sabendo-se da necessidade de sensibilização da comunidade em geral para o controle das zoonoses através do processo de educação em saúde, este tema será abordado pela Dra. Ilza Carla, Secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde do Município do Natal. O simpósio contará com a presença de 180 participantes, sendo estes técnicos da área da saúde e meio ambiente, estudantes e professores de universidades públicas e privadas. O evento conta com a presença de 180 participantes, distribuídos entre técnicos da área da saúde e meio ambiente, estudantes e professores de universidades públicas e privadas.
Fonte: Site da PMN
Foto: Divulgação/Site da PMN

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Prefeitura e Governo se reúnem para discutir projetos de mobilidade para Copa 2014


A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza se reuniram na noite desta segunda-feira (23), em Brasília, para discutir os projetos de mobilidade necessários a capital potiguar para a realização da Copa do Mundo de 2014. O encontro, que contou com a presença de secretários estaduais e municipais, aconteceu no escritório de representação do Governo do Rio Grande do Norte na capital federal.
Nesta terça-feira (24) a comitiva potiguar participa de uma reunião, a partir das 11 horas, com representantes do Governo Federal, quando será abordado o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da mobilidade. Este encontro acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil, também em Brasília, e contará com a participação de todas as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.
Fonte: Site da PMN
Foto: Divulgação/Site da PMN

Primeira etapa do projeto do Maruim beneficia 155 famílias


O projeto da Prefeitura do Natal de relocação da comunidade do Maruim foi detalhado na manhã desta segunda-feira (23), pela secretária municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Diana Motta.

Em entrevista coletiva concedida a imprensa no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Informação Tecnológica (Sempla), a gestora explicou as quatro principais vertentes da obra no tocante aos resultados da parte da habitação.

Uma delas é a Social, que visa melhorar as condições de habitação e de infraestrutura das famílias do Maruim. Na primeira etapa, 155 famílias serão beneficiadas com habitações em bairros já estruturados da cidade.

Os próprios moradores é que estão escolhendo a localidade que desejam residir. Só para essa fase foram repassados pelo Governo Federal R$ 3.559.000,00, tendo ainda o valor de contrapartida do Município do Natal de R$ 201.192,30. A expectativa é que a conclusão da primeira fase, quando serão acomodadas 155 famílias em suas novas casas, transcorra no prazo de cinco meses.

A vertente econômica e financeira busca melhorar a economia local com a dinamização e realização de negócios. A parte urbanística pretende revitalizar áreas urbanas melhorando a infraestrutura urbana instalada, o saneamento, pavimentação, equipamentos públicos e a recuperação das vilas. E, por fim, a Jurídica, que trata da documentação e a escritura dos imóveis a serem adquiridos.

Funcionamento do processo

O primeiro grupo de seis famílias, que habitavam em áreas consideradas de “elevado risco” já teve sua reunião com a Seharpe, no escritório do órgão localizado na Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN).

Os critérios adotados para a ordem de escolha foram à condição física das casas. As famílias beneficiadas eram moradores de espaços com maior perigo de desabamento, de áreas alagadiças, residências que não tinham banheiro e que estavam situadas mais próximas ao Porto do Natal.

A Seharpe está trabalhando em parceria com o curso de gestão imobiliária da Faculdade de Natal (Fal) identificando as casas na faixa de preço de até R$ 23.000,00, valor máximo estipulado pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social - FINIS. O resultado desse trabalho foi o cadastro de 190 imóveis.

Para a realização da compra dos imóveis a Seharpe coordenará a identificação e preparação da documentação. Todo esse trabalho contará com o apoio de agentes especializados. Após a seleção e avaliação dos imóveis pela Prefeitura do Natal a documentação dos mesmos e dos seus vendedores será enviada à Caixa Econômica Federal para aprovação.

Resultados positivos para o Porto

Na parte social haverá o barateamento do custo de produtos da cesta básica beneficiando toda a população do Município e do Estado. Economicamente falando, com a ampliação do Porto, possível após a abertura do espaço hoje ocupado pela favela do Maruim, será cada vez mais comum a importação de produtos, operações de cabotagem (mercadoria entre portos nacionais), o frete mais barato e conseqüente redução dos preços dos produtos. Além da melhoria das instalações para atendimento turístico.

Segunda etapa

Após a retirada das casas, o projeto entra na sua segunda fase, que visa realizar a qualificação urbana do Maruim. A expectativa é que sejam beneficiadas 90 famílias. Será construído ainda um centro comercial para a atividade pesqueira artesanal com equipamentos e serviços.

O projeto prevê também a integração com a Praça Pôr do Sol – nivelamento de piso, equipamentos e mobiliário urbano (bancos, postes, etc.), arborização, estacionamento para usuários/funcionários e estacionamento de carga e descarga.

Fonte: Site da PMN
Foto: Canindé Soares