
A Avenida Prudente de Morais ficou totalmente colorida na tarde/noite deste domingo (08). Em parceria com a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes) o Fórum de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais (GLBT), realizou a 10ª Parada do Orgulho Gay, que reuniu mais de cem mil pessoas de todos os tipos de orientação sexual.
O evento começou por volta das 16 horas da tarde. Quatro trios elétricos percorreram o trecho da Prudente de Morais que vai do Hiper Bompreço até o estádio Machadão, onde um palco com apresentações artísticas encerrou a Parada Gay. Durante o evento, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, foi saudada pelos participantes devido as leis sancionadas pelo executivo, que beneficiam os integrantes do GLBT.
Desde janeiro, quatro novos projetos para os homossexuais já foram desenvolvidos. Foi criada a Frente Parlamentar Municipal de Combate ao Preconceito e à Discriminação, instituído o Dia Municipal Contra a Homofobia (17/05), o Dia Municipal da Visibilidade Lésbica (29/08) e autorizado o uso do nome social dos transexuais e travestis nos órgãos da administração pública municipal e da iniciativa privada.
Em seu discurso, a prefeita do Natal enfatizou a importância do respeito às diferenças, afirmou que trabalhará para fazer da capital potiguar a “cidade da tolerância” e disse que a Parada Gay não é apenas uma festa, “mas o momento para todos dizerem que é preciso respeito”.
“É só isso que queremos, respeito. Todos, independente da orientação sexual, querem ser aceitos da forma como são. O objetivo da Prefeitura é fazer de Natal a cidade da tolerância. A Parada Gay é importante porque não é apenas uma festa, mas o momento para todos dizerem que é preciso respeito, paz”, disse a prefeita Micarla de Sousa.
“Esse ano temos que comemorar de verdade, ações saíram do papel e foram para prática. Tivemos nosso momento de exigir do poder público respeito e dignidade para todos. É preciso reconhecer a dedicação da Prefeitura para com os homossexuais, respeitando este pessoal. Ser diferente não é nenhuma doença”, disse a vereadora sargento Mary Regina, autora das quatro propostas sancionadas pela prefeita, elogiando o empenho da administração municipal em oferecer melhores condições para os integrantes do grupo GLBT.
Resgate da cidadania
O coordenador da Parada Gay e diretor do Fórum GLBT, Wilson Dantas, reconhece que o movimento tem o que comemorar, já que em 10 meses três novas leis foram instituídas pela Prefeitura. Para o representante do grupo, estas possuem “fundamental importância para o resgate da cidadania” das pessoas que fazem parte do universo homossexual. Wilson enfatizou ainda que o grupo está, atualmente, com a “auto estima renovada” diante do apoio recebido da administração municipal.
“Este evento não é apenas para comemorar, mas para denunciar também a falta de atenção que muitas vezes estas pessoas sofrem. Jamais fomos tão apoiados. É por isso que a Parada só faz crescer”, disse Wilson Dantas.
Fonte: Site da PMN
Foto: D Luca
Nenhum comentário:
Postar um comentário