![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSJcxFtWfOQ3wNoh3zX3muRVona7HrfE_Bu6JuIYXtbzcENHXPITSJDduSSbuNq8fX4xyxeRKMNwSZdZkmtc8muhyzALa1LV2E5dMhlIN0Ks38DKB-nKByCWvQuy4UBf9Ms2f79iGlO4E/s320/arq4af2ef99d0295.jpg)
“O canhão vai virar na nossa direção assim que o juiz apitar o fim do último jogo na África do Sul”. A declaração do assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resume bem o objetivo do evento realizado durante esta quinta-feira (05), no Sheraton Hotel, Rio de Janeiro, pela Comissão Oficial que prepara a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
O encontro de trabalho reuniu, sob a coordenação do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e do ministro do Turismo, Luis Barreto, representantes dos 12 comitês organizadores das cidades brasileiras que irão sediar a Copa 2014. Representando Natal, o secretário de Turismo do Estado, Fernando Fernandes, e o secretário de Comunicação do Município de Natal, Jean Valério, participaram do evento, considerado essencial para o aperfeiçoamento das estratégias de trabalho em Natal.
Um dos principais focos da reunião foi a necessidade da definição e unificação do discurso e da imagem publicitária brasileira a ser trabalhada. O presidente da CBF abriu o encontro e destacou a importância da atenção especial ao tema “Promoção, Comunicação e Marketing”. Ricardo Teixeira destacou também a importância do Governo Federal investir na modernização dos aeroportos das 12 cidades sede.
O ministro do Turismo, Luis Barreto, que participou de toda a reunião de trabalho, também focou a palestra na eficiência da comunicação da imagem do país em duas vertentes: junto aos brasileiros e fora do país. “Temos a maior oportunidade do país. Vamos vender uma imagem unificada, estratégica, respeitando peculiaridades regionais de cada cidade-sede”, disse Barreto.
O secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte, Fernando Fernandes, participou do encontro que definiu também a quantidade de destinos turísticos a serem trabalhados pelo Governo Federal no período preparatório para a Copa do Mundo. Ao todo, serão 65 destinos turísticos. Segundo Fernando Fernandes, o Rio Grande do Norte será contemplado com três destinos: Natal, Pipa e Tibau do Sul.
A necessidade de investimento em aeroportos e rodovias, bem como do potencial turístico e econômico que a Copa agrega para as cidades sede, também foi um tema bastante enfatizado no evento. “O objetivo do encontro é de agregar e entrosar as cidades sede, que passarão a utilizar uma linha de promoção turística comum, dentro do mesmo objetivo que é promover a Copa e agregar valor para o turismo brasileiro”, destacou Fernandes.
O secretário de Comunicação da Prefeitura do Natal, Jean Valério, relatou que a reunião destacou aspectos técnicos, legais sobre regras de utilização de imagens e logomarcas. Uma das informações ressaltadas pelo secretário, por exemplo, é de que a logomarca oficial Brasil 2014 só pode ser utilizada pelas cidades-sedes após a realização da Copa da África do Sul. “O esforço para conseguir conceito uniforme e direção eficiente de comunicação é o propósito destas reuniões da Fifa. A Copa de 2010, da África do Sul, já apresenta uma série de aspectos negativos. As mensagens comunicativas não possuem conexão e mostram-se diferentes. Está comprovado que isso compromete o resultado final”, destacou Jean Valério. O secretário relatou ainda que a proposta da CBF é de evitar a associação exclusiva da imagem brasileira ao carnaval e futebol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário