Uma programação com mais de 30 grandes eventos reunidos em 46 dias, dentro do “Natal em Natal”, foi apresentada pela Prefeitura do Natal nesta segunda-feira (16), às 9h, em um café da manhã no Olimpo Recepções, da avenida Hermes da Fonseca. Durante a solenidade, foram apresentados os detalhes de toda agenda que irá movimentar a cidade entre 21 de novembro, data da festa da Padroeira Nossa Senhora da Apresentação, até 6 de janeiro, Dia dos Santos Reis.
O “Natal em Natal” inclui apresentações culturais, shows, competições esportivas, festivais e contempla ainda toda decoração natalina que vem sendo montada na cidade. “Diferente dos anos anteriores, este ano queremos inovar através de uma decoração própria, que contempla a nossa cultura e toda a riqueza da cidade, para que natalenses e turistas possam ver uma cidade iluminada e bem decorada com motivos natalinos”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa.
Dentro da programação estão ainda o Festival de Cinema de Natal, o Festival de Corais, o Carnatal, a Feira de Artesanato, espetáculos de dança e teatro, o desfile temático “Estrela do Natal”, o já tradicional Auto de Natal, as festas de réveillon e as visitas do Papai Noel. O esporte também será contemplado, com a realização da 1ª Meia Maratona de Natal (21 de novembro) e do Desafio Internacional de Futsal (27 de dezembro), entre as seleções do Brasil e do Resto do Mundo.
Outro ponto alto do “Natal em Natal” serão os shows nacionais, com nomes de peso da Música Popular Brasileira. Entre 21 e 23 de dezembro irão se apresentar, no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Zé Ramalho, Cordel do Fogo Encantado e Bibi Ferreira. As apresentações ocorrerão logo após o Auto de Natal. “Este ano o Auto encenará de forma tradicional o nascimento de Jesus Cristo, valorizando o texto bíblico, sem estilizações que pudessem descaracterizar a história”, afirmou o jornalista e cineasta Edson Soares, autor do texto.
No aniversário da cidade, em 25 de dezembro, o padre Fábio de Melo fará um show no Machadão, logo após a celebração de uma missa campal. No café da manhã desta segunda-feira também foi apresentado o jingle do “Natal em Natal” de 2009.
Decoração:
Quanto à decoração, o “Natal em Natal” traz uma proposta diferenciada, com as feições da cidade, abordando características tropicais, a cultura nordestina e religiosidade, adornadas pelos principais símbolos natalinos. A proposta é instalar elementos que se destaquem na cidade tanto à noite quanto durante o dia. Foram confeccionadas 6 mil novas peças e recuperadas 5 mil já existentes. A instalação foi iniciada em 31 de outubro e segue até a primeira semana de dezembro. A prefeitura irá decorar todos os bairros, contemplando, no mínimo, duas ruas de cada local.O artista plástico Zeca Zenner, responsável pela decoração, explica que seu trabalho agrega cores e expressões da terra. “Através de traços lúdicos e aliados ao verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento de Jesus, em combinação com todos elementos que remetem à religiosidade, ao imaginário popular”.A Prefeitura do Natal, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fecomércio, Fiern, CDL, Cosern e Banco do Brasil, está investindo no Natal em Natal R$ 5 milhões, além de mais de R$ 3 milhões em iluminação.
Fonte: Site da PMN
Foto: João Maria Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário